Ufam outorga grau a formandos do Instituto de Ciências Exatas

Emoção ao receber o diploma e agradecer aos familiares pela confiança na escolha acadêmicaEmoção ao receber o diploma e agradecer aos familiares pela confiança na escolha acadêmicaNa noite de quinta-feira, 18 de janeiro, os concluintes do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (ICE/Ufam) tornaram-se licenciados ou bacharéis, conforme a graduação ora concluída. A cerimônia foi presidida pelo reitor em exercício, professor Jacob Cohen, e acompanhada por familiares, amigos e mestres.

Ao todo, o Instituto compõe-se dos seguintes cursos: Estatística (bacharelado); Física (bacharelado e licenciatura); Geologia (bacharelado); Matemática Aplicada; Matemática (bacharelado e licenciatura); e Química (bacharelado e licenciatura). O número de formandos totalizou 68; sendo a Licenciatura em Química o curso com o maior quantitativo, 15, seguido pelo Bacharelado em Geologia, que formou 13 profissionais.

Em seu discurso, o reitor em exercício enfatizou o importante papel que a Ufam desempenha no atendimento das necessidades de professores para a educação básica e média, bem como de pesquisadores na área de Exatas. “Ainda na década de 1960, quando eu era discente, a Universidade supria sozinha essa demanda, sendo até hoje um pilar na formação para o Amazonas e para a região Norte”, afirmou o professor Cohen.

Atualmente, com a oferta de especializações, mestrados e doutorados nas áreas de Física, Matemática e Química, por exemplo, a Ufam continua sendo pioneira na qualificação dos profissionais de Ciências Exatas. “Os graduados têm a oportunidade de retornar e continuar os estudos na pós-graduação, quesito que os habilita a lecionar também na educação superior”, observou o reitor em exercício.

Para o professor Raimundo Passos, diretor do ICE, este é apenas o início de uma caminhada profícua na academia ou fora dela, conforme a escolha de cada um. “A minha primeira mensagem é de sucesso nessa nova etapa. A segunda coisa que eu gostaria de lembrar é do prestígio que os egressos desta instituição carregam. Por fim, desejo que possam usufruir com responsabilidade as prerrogativas para as quais os preparamos”, elencou o gestor. Ele também observou que, devido à carência de profissionais na área, muitos dos formandos dessas turmas já foram ou serão rapidamente absorvidos pelo mercado.

Agradecimentos

Auditório Eulálio Chaves lotado na noite de outorgas do ICEAuditório Eulálio Chaves lotado na noite de outorgas do ICECada curso teve um paraninfo, entretanto, um foi selecionado para proferir o discurso aos quase 70 formandos do ICE. A missão coube à professora Cristine de Melo Dias Machado, paraninfa da turma de Bacharelado em Química, para quem os primeiros ‘parabéns’ são aos pais, por terem apoiado e mostrado o caminho certo na jornada acadêmica. “O que estamos celebrando hoje?”, indagou. Isto simboliza o término da vida estudantil e o ingresso na vida profissional. “O canudo, o que representa?”, continuou ela. “Esse diploma representa o saber, em muitas das suas dimensões. É uma herança da ciência que vocês aprenderam durante o curso. Nós estaremos aqui, caso queiram retornar”, sustentou a professora Cristine Machado.

Oradora das turmas, a bacharela Letícia Paulliny do Nascimento destacou que o mesmo auditório no qual se despediram da Universidade foi o local onde realizaram, há alguns anos, a matrícula para iniciarem a graduação nesta Casa. “A palavra que define esse futuro, que agora já se tornou passado, é superação. Superamos os momentos difíceis, e toda a dificuldade enfrentada foi parte do nosso crescimento pessoal e principalmente intelectual. Diante todos esses anos, com certeza não aprendemos apenas as teorias científicas... A Ufam nos ensinou também as sermos pessoas fortes e responsáveis. Levaremos todos os momentos, mas, sobretudo, a vontade de sermos profissionais melhores”, discursou a egressa com emoção.

 

Formandos

Formandos reuniram-se em suas turmas para as fotos de despedidaFormandos reuniram-se em suas turmas para as fotos de despedidaBacharelado em Estatística

1. Bárbara Ketlen Lima Cavalcante
2. Guilherme Gonçalves Nunes
3. Jaqueline Da Silva Araujo
4. Kathleen Souza Martins
5. Laurena Cristina Silva De Deus
6. Lorran Cesar Nunes Dos Santos
7. Paula Samanta Dos Santos
8. Priscila De Souza Gusmao
9. Rodrigo Viana Da Silva.

 

Bacharelado em Física

1. Aercio Filipe Franklim De Figueiredo Pereira
2. Thiago Pulcinelli Orlandi Nogueira.

 

Licenciatura em Física

1. Cimara Pereira Dos Santos
2. Fabiana Garcia De Souza
3. Jorge Luis Perez Briceno
4. Lelyz Santos
5. Paloma Magre Pereira Montenegro
6. Raphael Tomas Monteiro
7. Virgilia Monteiro Da Silva Neta.

 

Bacharelado em Geologia

1. Alexandre Silva Da Costa
2. Amanda Monteiro Maciel
3. Davi Paulo Silva
4. Felipe Bonora Dos Santos
5. Izabela Bruno Sardinha
6. Lucas Fernandes Santos
7. Mauro Igor De Almeida Girard
8. Nubia Da Silva Rodrigues
9. Pedro Afonso Cardoso Gaia Campos
10. Stefano De Mello Antonaccio Santos
11. Thayna Wanderlei De Albuquerque
12. Victor De Oliveira Freitas
12. Yasmin Braga Barreto.

 

Matemática Aplicada

1. Letícia Paulliny Araujo Do Nascimento
2. Luana Paula Da Silva E Silva
3. Sergio Kardec Soares Batista
4. Yasmin Darla Brilhante Da Silva.

 

Bacharelado em Matemática

GIULIANNA ALVES PEREIRA BARBOSA.

 

Licenciatura em Matemática

1. Carlos Rafael De Macedo Campos
2. Fabricio Oliveira Azevedo
3. Flaviane Alves Bezerra
4. Jhonesberg Marinho De Oliveira
5. Luis Carlos Dos Santos Moura Junior
6. Paulo Henrique Ferreira Viegas
7. Quesia Costabile Bezerra
8. Raimundo Silva Do Nascimento.

 

Bacharelado em Química

1. Alaide Larissa Brito Da Silva
2. Andreza Da Rocha Uchoa De Paula
3. Brenda Souza De Paiva
4. Caio Alex Mendes Souza
5. Danielly Souza De Oliveira
6. Gabriella De Paula Almeida
7. Lais Beatrice Fernandes Marques
8. Leonardo Cavalcante De Queiroz
9. Rene Santos De Amorim.

 

Licenciatura em Química

1. Adila Lins Cauper
2. Arlan Junho Silva De Oliveira
3. Carla Freitas Martins
4. Danilo Ricardo Bonates De Oliveira
5. Debora Aline Pontes De Castro
6. Jessica Da Silva Pinto Ribeiro
7. Juliana Alexandre Limeira
8. Laudiane Da Silva Oliveira
9. Lorena Campos De Souza
10. Marcella Cortes Da Silva
11. Natalia Martins Pedrosa
12. Onesimo Neves Lins Junior
13. Priscila Duarte De Lira
14. Rosane Dos Santos Binda
15. Thayna Borges Da Silva.

 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable