Administração Superior recebe o deputado federal Gedeão Amorim
Gestores buscam apoio parlamentar para demandas institucionais
Na manhã desta quarta-feira, 17, o reitor, professor Sylvio Puga, acompanhado das demais autoridades universitárias de sua gestão, recebeu o deputado federal Gedeão Amorim (PMDB).
Com vasta experiência em gestão, tanto na Ufam como em demais esferas da Administração Pública, o parlamentar assumiu, em dezembro de 2017, a vaga de Sabino Castelo Branco (PTB) na Câmara dos Deputados, após o deputado titular sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).
“Chego à Câmara Federal e tenho muita honra em ajudar a Ufam, minha casa para sempre. Nesta data especial em que a Universidade completa 109 anos, ressalto que essa história é marcada pela construção de riquezas, por bravos que compreenderam sua importância para nosso país”, declarou o parlamentar.
“Voltar à Universidade é muito importante, acredito que de parte a parte, mas especialmente para mim por poder me colocar à disposição para tratar de projetos do interesse de nossa Instituição. Eu saí da ativa, mas continuo com o sentimento de pertencimento à instituição”, completou.
Para o reitor, a visita do deputado amazonense é positiva e sinaliza uma porta aberta para o encaminhamento de demandas institucionais bem como do apoio da universidade a projetos de sua alçada. “Foi um motivo de satisfação receber o deputado por podermos alinhar as demandas da universidade ao seu exercício parlamentar e também acompanhar os projetos que ele está apresentando e que estão conectados conosco. É assim que vamos construindo nossa relação, não apenas com o professor Gedeão, mas com toda a bancada parlamentar”, declarou o gestor.
O vice-reitor, professor Jacob Cohen, ressaltou a trajetória do professor Gedeão como docente da Ufam e afirmou ser um orgulho para a Instituição tê-lo como representante na Câmara dos Deputados. “Professor Gedeão, conheço suas ideias como educador e é uma grande honra para a Ufam o senhor ser daqui e representar o nosso Estado na Câmara Federal”.
UFAM – 109 anos
Deputado Gedeão Amorim também parabenizou a UFAM por seus 109 anos.O professor Sylvio Puga aproveitou para exaltar a Universidade pela comemoração de seus 109 anos completados nesta quarta-feira, 17. O reitor ressaltou a trajetória da instituição construída a partir da colaboração de seus integrantes. “Para nós, da Administração, é um momento de muita alegria porque a Universidade se faz de uma construção coletiva. Então, aqueles que, no passado, a construíram; aqueles que, no presente, a estão construindo e aqueles que irão construí-la, no futuro, são protagonistas de uma história de lutas e glória, como diz a nossa campanha institucional. As lutas são o processo do cotidiano institucional, pois, todo dia, nossos técnicos, alunos e professores constroem a Ufam. As glórias são resultado de nosso trabalho, tudo aquilo que nos enche de orgulho”, disse.
O deputado também prestou sua homenagem à Universidade. Gedeão destacou o papel dos pioneiros, como Eulálio Chaves, fundamentais para a criação da atual UFAM. “Eu queria me reportar a um passado, às pessoas que tiveram a ousadia de plantar essa semente tão importante e tão necessária. Apesar de não ter sido uma história rica, em termos de prosperidade, hoje a Ufam é uma Instituição forte e em permanente construção. Para as pessoas que atualmente compõem a comunidade acadêmica, o deputado destacou a importância de cada uma para o desenvolvimento do País. “Quero deixar uma mensagem para os colegas professores, técnicos e alunos que hoje frequentam essa instituição. Quero falar da expectativa que o Brasil tem em cada um que frequenta a Ufam. Cada um de nós é uma possibilidade real de melhoria da condição de ser brasileiro e de transformar a vida das pessoas”, expõe.