Sistema Eletrônico de Informações da Ufam moderniza tramitação de documentos
Comissão de Implantação do SEI em visita à Universidade Federal de Goiás.A Comissão de Implantação do Sistema Eletrônico de Informações da Universidade Federal do Amazonas, constituída a partir da Portaria nº 2115/2017, composta por 11 membros de diversos setores (Arquivo Central, CTIC, Proplan, Proeg, Progesp e Protocolo Geral), disponibilizou ao público interno e externo o acesso ao novo site www.sei.ufam.edu.br, com o objetivo de dar informações e esclarecimentos sobre a gestão de documentos, de processos e de fluxos de trabalho na Ufam.
O Projeto SEI/Ufam foi idealizado a partir da necessidade de modernizar a gestão de documentos, dos processos e dos fluxos de trabalho da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com o objetivo de tornar a administração da Instituição mais dinâmica, eficiente, eficaz e efetiva, garantindo a gestão, preservação e acesso às informações e documentos produzidos no desenvolver de suas atividades, sejam administrativas, de ensino, pesquisa ou extensão.
Com a efetiva implantação do Sistema em todas as unidades administrativas da Instituição, todos os processos criados, assinados, tramitados e arquivados, tanto na área-meio como na área-fim, serão exclusivamente eletrônicos e o uso do papel será reduzido drasticamente; documentos recebidos em papel, que venham a compor os processos eletrônicos, serão digitalizados e tramitados via SEI, e autenticados através de certificação digital; o Módulo de Protocolo do Sistema de Informações para o Ensino (SIE) será desabilitado para criação de novos processos (apenas nas unidades que já utilizam o SEI) e os que estiverem em andamento continuarão a ser tramitados via SIE até seu arquivamento;
O SEI será implantado gradativamente nas unidades. Por isso, algumas unidades já utilizarão e as demais continuarão utilizando o SIE até a completa instalação do novo Sistema.