Feudan reúne cenário da dança em Manaus

Por Maria Carolina e Marion Litaiff
Equipe Ascom

A décima oitava edição do Festival Universitário de Dança (Feudan), organizado pelo Programa de Dança, Atividades Circenses e Ginásticas da Ufam (Prodagin), teve início no último sábado, 18, no Teatro La Salle, localizado no Bairro Dom Pedro. Foram 180 apresentações de mais de quarenta e cinco companhias de dança da cidade em três noites consecutivas de competição.

As performances foram avaliadas por uma Comissão Julgadora, composta por personalidades do meio artístico da dança. Os três primeiros colocados de cada categoria e estilo receberam medalhas e troféus. Já as três melhores coreografias na noite geral receberam prêmios em dinheiro. Além dos prêmios, as 25 melhores apresentações foram selecionadas para a Noite dos Campeões, que acontecerá no dia 29 de novembro, no Teatro Amazonas.

O Feudan começou no ano de 2000, como uma iniciativa da professora aposentada Chang Yen Yin e do egresso da Universidade, Daniel Coelho. De acordo com a professora Lionela da Silva Corrêa, professora da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) e coordenadora do festival, “eles dois conseguiram fazer com que o Feudan se tornasse um grande evento de dança em Manaus. Hoje o evento é muito conhecido e muito esperado pela maioria das academias de Manaus. Este ano, as companhias de dança estão muito empolgadas, porque muitas delas nunca se apresentaram no Teatro Amazonas, então é uma expectativa de muitos”, disse a professora.

Participando pela companhia Ulisses Aquino, a bailarina Beatriz Paiva afirma ter se preparado com antecedência para competir. “Nós participamos do Feudan ano passado e foi uma experiência incrível. Este ano eu espero que seja melhor ainda, porque nos esforçamos bastante para que tudo saísse perfeito e para que os jurados gostassem muito.”

Os grupos participaram com coreografias em cinco estilos: Clássico e Neoclássico, Moderno e Contemporâneo, Danças Urbanas, Danças Populares e Jazz. Solos, duos, trios e conjuntos podem competir. As apresentações foram divididas em sete categorias classificadas por faixa etária: Baby, Infantil, Juvenil I, Juvenil II, Adulto, Avançado e Terceira Idade.

 

Selecionados para a Noite dos Campeões:

Academia de Dança Helena Ribeiro – Esmeraldas

Backstage Studio de Dança – Éon

Backstage Studio de Dança – Soft

Centro de Artes Irmã Iolanda Satuba – Arco Íris

Centro Educacional Santa Terezinha – Banho de Piscina

Centro Educacional Santa Terezinha – Meu Lugar é aqui

Centro Educacional Santa Terezinha – Noite Mexicana

Centro Educacional Santa Terezinha – Valerie

Centro Municipal de Arte Educação Nelson Neto – A Sevilhana

Cia de Dança Artes sem Fronteiras – Serpentário

Cia de Dança do Ventre Adriana Amazonas – Baladi

Coletivo Jazz – Café Paris

Escola de Dança Mônica Loureiro – Cinderela

Escola de Dança Mônica Loureiro – Pequeno Príncipe

Eu, Você e a Cultura – Dançando para quebrar regras

Holograma – Balé Negro

La Salle Cia de Dança – Carlitos

La Salle Cia de Dança – Obscuro

La Salle Cia de Dança – Só quero o Leve da Vida

La Salle Cia de Dança – Viagem as Centro da Terra

República da Dança – Pandora

Ritmos Pacheco do CMAE Anibal Beça – Ode a Habeas Corpus

The Fusion Norte Company – Liberdade

The Fusion Norte Company – No Romper da Madrugada

Ulisses Aquino Espaço de Dança – Um maluquinho no Pedaço

 

 

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable