Inovação e criatividade marcam a 1ª Semana de Arte, Ciência e Tecnologia

Por Alice Almeida e Nicoly Ambrozio
Equipe Ascom

A 1ª Semana de Arte, Ciências e Tecnologia (Senacite) contou com exposições, oficinas e palestras de projetos regionais que abordam temas ligados ao ensino de programação computacional e robótica. O evento foi realizado no Centro de Convivência da Ufam, do dia 23 ao 27 de outubro, como parte da V Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciências Exatas (ICE).

Entre as atividades, a Senacite promoveu o 1º Festival de Invenção e Criatividade (FIC) do Amazonas, com o objetivo de divulgar, inspirar e facilitar a implementação de atividades de aprendizagem mão na massa e baixo custo em ambientes educacionais formais e não formais. No festival, alunos tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos e invenções de ciência e tecnologia. O evento acontece em todo o país, e em Manaus foi realizado conjuntamente pela UFAMakers, Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, Lifelong Kindergarten (MIT Media Lab) e Fundação Lemann.

Outro projeto apresentado foi o Centro de Mídias da Educação do Amazonas (Cemeam), ampliado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc). Pioneiro no país, o Cemeam existe há 10 anos e atende alunos da rede pública de ensino do interior do Estado e em algumas aldeias indígenas, oferecendo uma educação inovadora com ênfase na interatividade tecnológica. Na Senacite, os visitantes tiveram acesso a alguns dos equipamentos que são utilizados pelo Cemeam, como a TV interativa e a tela verde.

 

Debates sobre tecnologia na educação

Realizada no auditório Juruá da Faculdade de Tecnologia (FT), a mesa-redonda 'Manaus Makers Talk - Iniciativas Regionais' envolvendo Tecnologia, teve como tema 'Cultura Maker na Educação e no Ensino de Matemática'. A mesa-redonda, mediada pelo coach Ives Montefusco, apresentou iniciativas regionais envolvendo tecnologia e educação, voltadas para a possibilidade de acesso de pessoas de baixa renda ao aprendizado da tecnologia. Um dos enfoques do evento foi o debate da participação da mulher em Tecnologia da Informação (TI), com a exposição do projeto Cunhatã Digital, que promove palestras, premiações, debates de gênero em TI e capacitação em computação para meninas nas escolas e no ambiente acadêmico.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable