Ctic publica alerta sobre atualização do Adobe Flash Player
O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação alerta para um novo ataque relacionado à Segurança da Informação e Comunicação que afeta sistemas operacionais Windows.
Conhecido como ransomware Bad Rabbit, o ataque começa no recebimento de mensagem oferecendo uma atualização do software Adobe Flash Player. A solicitação aparece, por exemplo, quando o usuário acessa sites comprometidos. Caso solicitado, o Ctic orienta não fazer essa atualização, e sim pelo site do próprio fabricante (https://get.adobe.com/br/flashplayer/).
Uma vez infectado, o ransomware Bad Rabbit afeta sistemas operacionais Windows, cifrando os arquivos e se propagando para outros equipamentos que estejam conectados na mesma rede. Nos ambientes infectados é solicitado à vítima o pagamento de uma taxa para envio da chave que poderá decifrar os dados.
Recomenda-se que o usuário além de atualizar o software Adobe Flash Player apenas a partir do site oficial, também realize regularmente o backup de seus dados.
O Ctic disponibiliza serviço de backup para dados de caráter exclusivamente institucional, por meio da sincronia de arquivos em nuvem vinculada a conta de e-mail Ufam. Orientações a respeito do serviço podem ser obtidas pelo telefone (92) 3305-1181 / Ramal 1196.
Fonte: Alerta n. 07/2017 do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (Acesse).