Ufam e Inpa participam de primeira reunião no CMA para Exercício de Logística Multinacional em novembro
Instituições de pesquisa serão responsáveis em realizar ações sociais nas áreas de Saúde e Endemias no Alto Solimões
Na manhã desta sexta-feira, 29, pesquisadores e alunos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e militares do Comando Militar da Amazônia (CMA) estiveram presentes na primeira reunião de planejamento voltada para a segunda fase do Amazonlog – 2017: o Exercício de Logística Multinacional, que ocorrerá no período de 06 a 13 de novembro, na cidade de Tabatinga, localizada no Alto Solimões, na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru (Leia mais).
As duas Instituições serão responsáveis por realizar ações sociais nas áreas de Saúde e Endemias para a população local, com palestras para civis e militares brasileiros e estrangeiros, e estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Superior. A programação acadêmica será ao longo de oito dias de manobra militar, com a presença de militares da Colômbia e Peru, Estados Unidos, observadores militares de Nações Amigas, forças policiais, órgãos e agências governamentais, além de empresas brasileiras e estrangeiras. Os militares irão testar e desenvolver soluções logísticas coletivas, assim como avaliar a interoperabilidade de equipamentos, sistemas e procedimentos.
Para o chefe do Estado-Maior Combinado do Amazonlog 2017, general de brigada Antônio de Barros, as participações da Ufam e do Inpa no Exercício de Logística são de fundamental importância, uma vez que envolvem ações humanitárias. “O planejamento está em construção. Tenho certeza que teremos sucesso no exercício, com a participação dessas duas Instituições, pois ambas têm capacidade e conhecimento sobre a Amazônia. Sem a participação delas não seria viável todo esse exercício”.
Já para Lisando Mamud, representante da Pró-reitoria de Extensão (Proext), da Ufam, as duas Instituições estão dispostas a agregar valor científico ao evento. “Essa reunião foi muito elucidativa e produtiva, à medida que ambas se dispõem a agregar valor a esse evento de impacto significativo à região amazônica. Demos passos importantes nesta manhã”.
Até o início do Exercício de Logística Multinacional em novembro, Ufam e Inpa irão participar de outras reuniões de planejamento com o CMA.