Estagiários da Ufam fazem visita ao setor Sul

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) realizou o IV Encontro do Programa Aprender Fazendo: Explorando Caminhos, com os novos estagiários da Ufam. O encontro ocorreu nesta sexta-feira, 29, e caracterizou-se por uma visita em unidades acadêmicas, órgãos suplementares e setores administrativos da Ufam, localizados no setor Sul, por meio do Programa de Visitas para os Públicos Interno e Externo da Ufam (VIP). O Programa está inserido nas Ações de Pertencimento Institucional que também atendem servidores técnicos, docentes e terceirizados.  

Os encontros de estágio são desenvolvidos levando em consideração três aspectos: saúde no trabalho, desenvolvimento pessoal e profissional, pertencimento institucional. Este acompanhamento mensal possibilita o fortalecimento de uma rede de apoio importante para o jovem, além de garantir direitos preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Lei do Estágio.

Os alunos foram selecionados no mês de junho e já estão lotados em vários setores da administração (a maioria no Centro Administrativo). São 33 no total, 19 trabalham pela manhã e 14 à tarde.

Por meio de convênio com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a Ufam abre todo ano o edital de seleção de estagiários do Ensino Médio para subsidiar algumas unidades que demandam esse tipo de serviço. Os estudantes são das escolas públicas e particulares e recebem uma bolsa no valor de R$ 350,00.  

 “A Progesp passa por uma intensa reflexão baseada em duas questões norteadoras: quem são nossos trabalhadores e como podemos promover saúde e cuidado. Estamos num momento de construção. Por isso, vários projetos estão sendo elaborados para cada grupo identificado”, afirmou a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Maria Vanusa de Souza Dirmo.  

“Conhecer a Instituição é importante para inserir a Universidade no projeto de vida destes jovens, ajudando-os a construir um futuro promissor. A ideia é aprofundar o interesse deles para uma área profissional. A visita nos diversos setores é para conhecer mais a Instituição e despertar-los para a escolha de um curso superior. Assim, o Programa de Estágio também contribui ativamente para o desenvolvimento social”, destacou o diretor do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) da Progesp, Luiz Ferreira Neves Neto.

Os encontros já realizados possibilitaram a integração entre os jovens e a Instituição. A cada encontro, os estagiários têm se mostrado cada vez mais participativos e se mostraram muito envolvidos com o Programa VIP.

A estagiária do Departamento de Finanças da Ufam, Anadelía Brito, 16 anos, estudante da Escola Estadual Desembargador André Vidal de Araújo, na Cidade Nova, afirmou que o estágio é importante para o seu currículo e que a visita nos setores, ajuda a conhecer a Universidade mais amplamente. “É o meu primeiro emprego e vai qualificar meu currículo. Tenho dificuldades pra chegar aqui porque moro no quilômetro 3 da BR 174 e depois vou pra escola na Cidade Nova, mas vejo o estágio como uma maneira importante pro meu currículo”, disse a estudante.

“O estágio vai me dar experiência de trabalho e de como relacionar-me com as pessoas. Vai acrescentar no meu currículo porque é uma Instituição importante. Sempre quis estudar na Ufam e ter a oportunidade de estar neste ambiente é estimulante”, destacou a estagiária Geovana da Costa Vieira, estudante do Instituto Adventista de Manaus (na Cachoeirinha).

O estudante da Escola Estadual Francisco Albuquerque, no Centro, Hugo Hezro Pereira, ressaltou que o estágio é importante devido à experiência que vai lhe proporcionar. “O estágio vai me dar experiência de trabalho. É o meu primeiro emprego e vou aprender muito. Espero que dê tudo certo”, disse O estudante Hugo Hezro.         

           

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable