Segundo dia da V Semana de Petróleo e Gás da Ufam conta com minicursos e palestras

A V Semana de Petróleo e Gás da Ufam teve prosseguimento nesta quinta-feira, 28, com os minicursos 'Gás Lift: histórico, definições e utilização' e 'Geoprocessamento aplicado à logística do petróleo em bacias onshore'”. Pela parte da tarde, ocorrem exposições, palestras e minicursos.

O minicurso 'Geoprocessamento aplicado à logística do petróleo em bacias onshore', ocorreu no Laboratório de Informática da Faculdade de Tecnologia lll (LIFT lll), ministrado pela professora Renata Teixeira, do Centro Universitário do Norte (Uninorte) e abordou os principais geoprocessadores na identificação de áreas petrolíferas disponíveis, como também a utilização de softwares disponíveis no mercado para atender a esse nicho.  

A palestra 'Gás Lift: histórico, definições e utilização', ministrado pelo professor do curso de Petróleo e Gás da Ufam, João Paulo Salgado, abordou o método de elevação do gás Lift quando extraído de reservatório. O método é utilizado no processo de extração do petróleo quando a pressão do reservatório não consegue expulsar o minério até a superfície.

“Expliquei aos estudantes como o método de elevação é utilizado na extração do petróleo. Mostrei pra eles como utilizar este método quando a pressão do reservatório não tem força pra expulsar o petróleo”, disse o palestrante.

A programação prossegue nesta quinta-feira, com a exposição 'Maquetes apresentando navios sonda', das 13h às 14h, no hall da Faculdade de Estudos Sociais (FES), as palestras - com destaque para a que trata 'A origem do GLP e a introdução no Mercado Brasileiro e na Amazônia', ministrado pelo empresário Jonatham Benchimol (Fogás) -, acontece no auditório da FT, às 15h, e o minicurso 'Reologia: fundamentos e aplicações na Indústria do petróleo', ministrado pelo professor da Ufam, Yanne Gurgel, às 19h, no laboratório de Petróleo e Gás 2, na FT.

A estudante do 8º período do curso de Engenharia de Petróleo e Gás da Ufam, Tainá Albuquerque Grana, uma das coordenadoras da Semana, destacou que a semana é importante porque dispõe de informações contemporâneas do mercado de trabalho e as novas tecnologias aplicadas na extração de petróleo na Amazônia. “A Semana foi construída pelos estudantes e tem como proposta trazer inúmeros conhecimentos aos participantes. As palestras, os minicursos e a exposição são conhecimentos que vão acrescentar no currículo dos estudantes. Como nosso curso é novo (só oito anos), precisamos destes eventos para conhecer mais sobre a profissão e o mercado de trabalho. São inúmeros profissionais que vão estar aqui mostrando suas experiências e o potencial do mercado”, destacou a estudante.

Programação

Veja a programação completa para hoje à tarde e amanhã na fanpage da Semana.

 

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable