Impacto ambiental na Renca tem discussão em Seminário no CCA

O Centro de Ciências do Ambiente (CCA) da Universidade Federal do Amazonas promoveu nesta sexta-feira, dia 22, na sala Copaíba, o Ciclo de Seminários “Amazônia Sustentável”, com o tema “Impacto ambiental decorrente da extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca) entre Amapá e Pará”.  

A mesa de abertura contou com a participação da vice-diretora da Faculdade de Ciências Agrárias, Maria Teresa Gomes Lopes, que representou o reitor da Ufam Sylvio Puga, do diretor do Centro de Ciências do Ambiente, Eron Bezerra, da professora da UEA, Jamile Dehaini, representou o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), do representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Antônio Luiz Menezes de Andrade e do professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPG-CASA), Henrique Pereira.

O Seminário faz parte do projeto “Ciclo de Seminários Amazônia Sustentável” e ocorre uma vez por mês e debate grandes temas relativos à questão ambiental do mundo, do Brasil e da Amazônia. O seminário de abertura do projeto teve como tema o “Impacto ambiental decorrente da extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca)” que é um assunto que está em debate no País.

O debate no ambiente acadêmico apropriado sobre a extinção da reserva, com a intervenção dos especialistas que participaram do seminário, desmonta o discurso de alas interessadas em manipular informações sobre o decreto do governo. O debate acadêmico sobre o tema constatou que o decreto possibilita que a reserva mineral seja mais estudada e não destruída.

“O CCA cumpre com o seu papel de discutir grandes temas ambientais. O l seminário tratou sobre o decreto do governo que extinguiu a reserva mineral (Renca) entre o Pará e Amapá. Pra que nós tenhamos uma opinião mais abalizada é preciso debater no ambiente acadêmico especializado pra não repetir chavões e não aderir a informações com distorções. O papel do cientista é esclarecer os fatos e dar respostas com credibilidade para a sociedade. A Universidade acaba ajustando e procurando organizar uma opinião e um debate que está pulverizado equivocadamente sobre o tema. O papel do CCA é organizar esse debate pra que possamos ajudar a sociedade a ter uma opinião mais justa do assunto” afirmou o diretor do CCA, Eron Bezerra.

A vice-diretora da FCA, Maria Teresa Gomes Lopes, destacou a responsabilidade do CCA no estudo e na reflexão das questões ambientais. “O CCA tem grande responsabilidade de estudar e refletir as questões ambientais e agrega grande capital intelectual atuando em dar respostas à sociedade”, destacou a vice-diretora.

Criação da Renca

A Renca é uma área de mais de 46 mil km2 criada em 1984 nos territórios dos estados do Amapá e Pará e bloqueada aos investidores privados. No decreto da criação da Renca foi instituído que a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) teria a exclusividade para conduzir os trabalhos de pesquisa geológica para determinar e avaliar as ocorrências de cobre e minerais associados. As descobertas deveriam ser negociadas com empresas de mineração, para fins de viabilizar as atividades de extração. A iniciativa de constituir a Reserva se deu em razão do cenário vigente à época, em que existia uma busca por minerais estratégicos, cuja produção exigiria salvaguardas para a soberania nacional. 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable