II Semana de Contabilidade da Ufam reúne estudantes, docentes e profissionais da área

Evento segue até a quinta-feira, 21, com palestras sobre a formação, atuação e o mercado de trabalho do profissional de Ciências Contábeis

Presidente do CRC, Manoel Kunior, falou sobre o Exame de Suficiência, obrigatório para o registro do profissional de contabilidadePresidente do CRC, Manoel Kunior, falou sobre o Exame de Suficiência, obrigatório para o registro do profissional de contabilidadeNa última terça-feira, 19, teve início a II Semana Acadêmica de Contabilidade da Ufam. O evento, promovido pelo Departamento do curso, ocorre no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES) até esta quinta-feira, 21, promovendo debate sobre questões pertinentes à área e auxiliando na formação dos futuros profissionais.

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, presidiu a abertura da Semana, acompanhado do diretor da FES, professor Antônio Jorge Campos. O reitor enfatizou a contribuição da FES para a formação de contadores na Amazônia, que é marcada pelo ensino de qualidade ministrado por um corpo docente de excelência.

“Posso afirmar sem medo que este é o melhor curso de Contabilidade do estado”, declarou o professor, elogiando a iniciativa do evento. “Este é o momento em que o curso olha para si, discute as questões concernentes a ele e avança no ensino, na pesquisa e na extensão”, pontuou. O curso de Contabilidade da Ufam completou 52 anos de existência em 2017.

A mesa de honra também foi composta pelo diretor-geral da Assembleia Legislativa do Amazonas, professor Wander Motta; pelo presidente do
Conselho Regional de Contabilidade (CRC), professor Manoel Júnior; pelo chefe do Departamento de Contabilidade, professor Adenes Alves; e pelo coordenador do curso, professor Manoel Martins.

Palestra magna

Palestras abordam a formação e a atuação em Ciências ContábeisPalestras abordam a formação e a atuação em Ciências Contábeis

A palestra de abertura foi proferida pelo presidente da CRC, professor Manoel Júnior, que abordou o Exame de Suficiência aplicado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) – requisito para a obtenção do registro profissional. O presidente apresentou o conceito, o objetivo, os conhecimentos abordados e outros detalhes da prova que é aplicada duas vezes por ano.

Segundo Manoel Júnior, a prova, além de avaliar o conhecimento do futuro bacharel, funciona como um filtro dos melhores profissionais prestes a ingressar no mercado de trabalho. “O exame é importante porque mede a qualidade do profissional que está sendo formado”, explicou o palestrante ao chamar a atenção para a valorização da profissão. “Temos em mão uma ferramenta de controle social, com potencial de combate à corrupção”, enfatizou.

A reprovação no exame é alta em todo o Brasil – cerca de 74% dos que realizam a avaliação não alcançam a nota mínima necessária para passar. Entre as Instituições de Ensino Superior (IES) do estado do Amazonas, a Ufam é a que mais aprova bacharéis de Ciências Contábeis no Exame de Suficiência.

Programação – Dia 21

16h30 às 17h15 – Palestra SPED Fiscal, com o professor Alan Correa (Sefaz).

18h30 às 19h15 – Palestra Gestão da Saúde e Custos Hospitalares, com o vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen.

19h30 – I Gincana do Curso de Ciências Contábeis da Ufam.

21h15 – Homenagens e Encerramento.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable