Ufam e Semed firmam parceria no projeto 'Manaus Internacional: Integrando Culturas por meio da Língua Espanhola’
Alunos da rede municipal selecionados para o projeto-piloto
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Faculdade de Letras e do curso de Letras - Língua e Literatura Espanhola, firmou parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), para lançar o projeto-piloto 'Manaus Internacional: Integrando Culturas por meio da Língua Espanhola’.
Entre os parceiros do projeto estão, ainda, a Associação de Professores de Espanhol do Estado do Amazonas (Apeam) e o Consulado da Colômbia em Manaus.
Atendendo, inicialmente, a Escola Municipal Raimundo Theodoro Botinelly, localizada no Riacho Doce 3, na zona Norte de Manaus, o projeto vai beneficiar mais de 50 alunos do 6º e do 7º anos do Ensino Fundamental. A ideia é que o idioma seja gradativamente adotado por todas as escolas da rede. O curso terá 480 horas de carga horária total, distribuídas em quatro anos e, ao final da formação, caso o aluno complete a carga horária mínima exigida, receberá o certificado de conclusão.
Para a comunidade acadêmica da Ufam, o projeto visa a proporcionar campo de estágio alternativo aos alunos do curso de Letras - Língua e Literatura Espanhola; viabilizar campo de investigação para pesquisadores universitários e estreitar laços com nações vizinhas, focando a integração regional.
Idealizador do projeto, professor da Faculdade de Letras Wagner Barros Teixeira
Objetivos
De acordo com idealizador, professor Wagner Barros Teixeira, a iniciativa tem intuito de atender a realidade sociolinguística de Manaus que, no decorrer dos últimos anos, vem acolhendo povos de países que falam espanhol, como venezuelanos, colombianos e peruanos. O docente disse, ainda, que o projeto pretende oportunizar o estudo da língua espanhola e das culturas de países hispanos, com ênfase na cultura Colombiana.
“O projeto vai oportunizar o ensino da língua espanhola para alunos da rede municipal de ensino e finalidades mais específicas, como proporcionar um campo de estágio e pesquisa para alunos de espanhol da Universidade Federal do Amazonas”, explicou.
Durante a cerimônia, a secretária da Semed, Kátia Schweickardt, destacou a importância do projeto para a rede municipal de ensino e, principalmente, para os beneficiados.
“Estudar outra língua é como pôr uma lente nos olhos, pois, com isso, a pessoa tem a oportunidade de conhecer culturas diferentes e, também, passa a ter outra visão de mundo. Por isso, esse projeto tem enorme significado para rede municipal de ensino, ele amplia horizontes e abre um leque de oportunidades a partir do estudo da língua espanhola”, explicou.
Fonte: Ascom Ufam com informações da Assessoria de Imprensa da Semed.