HUGV realiza a primeira webconferência sobre `Cuidados Farmacêuticos´ para a Faculdade de Farmácia

Docentes e alunos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Ufam participaram na manhã desta sexta-feira, 1, no Centro de Educação a Distância (CED), da primeira webconferência sobre Cuidados Farmacêuticos, ministrada pela Unidade de Telessaúde, do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), com o apoio logístico da Gerência Multidisciplinar de Telessaúde, sob a direção do doutor Ivan Tramujas.

A webconferência faz parte do Grupo de Interesse Especial (SIG), da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), e teve como tema `Adaptação de Formas  Farmacêuticas com ênfase em Neonatologia´, ministrada pelo doutor Idivaldo Antonio Micali, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Para a coordenadora da Unidade de Telessaúde do HUGV, Adriany Araújo, que também faz parte da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), a webconferência, além de ser uma atividade fora do ambiente hospitalar, contribui para a capacitação. “Hoje é uma construção nova dentro da Unidade de Telessaúde no que diz respeito uma atividade "extramuro hospitalar” para que os discentes, docentes, pesquisadores e demais profissionais possam ter acesso à ferramenta em questão (webconferência) para contribuir  na vida profissional dos participantes, refletindo na qualidade da assistência ao paciente”.

A Diretora da FCF, professora Débora Teixeira Ohana, ressaltou que a vídeoconferência “é de fundamental importância pois há uma troca de experiências entre as universidades [Ufam-UFRN], que auxilia no desenvolvimento das atividades do curso, e no crescimento da profissão farmacêutica”.

Já a coordenadora local do SIG `Cuidados Farmacêuticos´, professora Kátia Santos, destacou que o tema “resgata o profissional farmacêutico, a partir do momento que o torna importante, no âmbito hospitalar, para favorecer a adaptação das formas farmacêuticas, e assim atender as demandas específicas do hospital”.

Arine Lopes, aluna de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Ufam, reforça a importância da aprendizagem. “Essa videoconferência agrega muito pois durante a vida acadêmica não temos uma abordagem voltada para o público neonatal. Então, essa parte de manipulação de formas farmacêuticas alternativas é muito importante para abrir caminhos, de pensar novas possibilidades voltadas para as terapias das crianças”.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable