Projeto leva música aos pacientes do HUGV

Na tarde da última quarta-feira, 30, os pacientes do Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), tiveram momentos de alegria e descontração com a apresentação dos artistas do grupo Remédio Musical, projeto que leva música para pacientes, acompanhantes e servidores de hospitais em todo país.

O projeto, fundado em 2009, já percorreu 15 estados do Brasil, e conta com a participação de 10 músicos. No HUGV a apresentação foi realizada, pelo Alan Cruz, responsável pelo projeto, e pela acadêmica do curso de música da Ufam Eliane Rocha. Nas enfermarias, os próprios pacientes escolhiam as músicas executadas o que remetia às lembranças e memórias de cada um, tornando esse momento mais especial.

Para a paciente Vera Lúcia Gama, a iniciativa "é um remédio, que alivia a alma e eleva a auto estima". Fã dos Beatlles, ela não deixou de pedir uma música do quarteto de Liverpool.

O projeto teve o apoio da Comissão de Humanização do HUGV, com o objetivo de proporcionar ao paciente, familiares e equipe multidisciplinar da assistência um ambiente terapêutico acolhedor. Para a Assistente Social e membro da comissão de humanização do HUGV, Socorro Lobato, "ações como essa fortalecem os vínculos entre pacientes e profissionais da saúde, tornando o trabalho mais leve e o tratamento do paciente menos angustiante em decorrência da internação".

O programa tem o apoio logístico do Instituto Sabin, mas conta com parcerias, venda de cds e shows para custear as despesas das viagens.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable