Conselho Federal de Farmácia atribui reconhecimento ao HUGV
Uso racional de medicamentos motivou o reconhecimento de êxitoO setor de Farmácia Hospitalar do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-Ufam) recebeu do Conselho Federal de Farmácia do Amazonas (CRF) uma placa de reconhecimento como experiência exitosa de farmacêuticos no Sistema Único de Saúde (SUS), por sua atuação no manejo de antimicrobianos nesse Hospital. O evento ocorreu no dia 23 de agosto.
Conforme declaração do Conselho, “o trabalho da equipe contribuiu para demonstrar a importância da atuação farmacêutica para melhoria do quadro geral de saúde da população, para o acesso e uso racional de medicamentos e para a redução de gastos públicos”.
Segundo a responsável pelo setor de farmácia Hospitalar do HUGV, farmacêutica Bruna Rodrigues, que coordenou a equipe de execução da iniciativa, a complexidade dos ambientes hospitalares frequentemente possibilita a observação de eventos adversos , relacionados ao uso de medicamentos. “Considerando isto, as instituições devem criar mecanismos para padronizar a administração de medicamentos, tendo sempre como foco a segurança do paciente”, esclareceu.
A partir desta constatação, foi realizado um projeto de extensão em convênio com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Ufam (FCF), com o objetivo de padronizar a administração de antimicrobianos. O projeto foi executado nas seguintes etapas: treinamento dos integrantes; auditoria interna; elaboração de guia de preparo e administração de antimicrobianos injetáveis; e treinamento dos profissionais de saúde nas clínicas.
Com os bons resultados da iniciativa, foi gerado um artigo científico intitulado “Farmácia Clínica no manejo de antimicrobianos: preparo, administração e uso racional em um hospital universitário em Manaus”, divulgado na publicação “Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS”, do CRF, sendo o único artigo da região Norte do Brasil a ser publicado nesta edição.
Treinamentos futuros
Considerando o sucesso da ação e o planejamento de ações permanentes de educação em Saúde, realizou-se a revisão anual do “Guia de Preparo e Administração de Antimicrobianos Injetáveis do HUGV – 2017” e novas rodadas de treinamento nas clínicas serão realizadas a partir do dia 12 de setembro. A expectativa é que participem desta ação mais de 300 profissionais em Saúde.