Ufam é tricampeã no Concurso de Júri Simulado promovido pela OAB/AM

A equipe vencedora conquistou, além do prêmio de 1º lugar Geral, o prêmio de 1º lugar individual, obtido pelo aluno Pedro Pinto, considerado o melhor tribuno da competição.

Na conquista do tricampeonato, Ufam foi representada pelos acadêmicos da Faculdade de Direito Keila Pascarelli, Pedro Pinto e Isadora AlmeidaNa conquista do tricampeonato, Ufam foi representada pelos acadêmicos da Faculdade de Direito Keila Pascarelli, Pedro Pinto e Isadora Almeida

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) venceu, na noite desta segunda-feira (28), a quinta edição do Júri Simulado promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, seção Amazonas. Com a vitória, a Ufam alcança o tricampeonato na competição.

A conquista da Universidade foi obtida após embate com os acadêmicos da Faculdade Martha Falcão/Devry na final do Júri Simulado. Os acadêmicos do curso de Direito Isadora Almeida, Keila Pascarelli e Pedro Pinto representaram a Ufam na competição. A equipe traz para a Universidade os prêmios de 1º lugar Geral e de 1º lugar individual, obtido pelo aluno Pedro Pinto, que se destacou como o melhor tribuno do Júri.

Desafios

Pedro Pinto detalha o percurso da equipe até alcançar a vitória. “Tivemos três embates ao longo da competição. O primeiro com a UEA, na fase de grupos; o segundo com o CIESA, na semifinal e o último com a Martha Falcão. Nos dois primeiros enfrentamentos atuamos como defesa do réu mas, sem dúvida, a parte mais desafiante foi a semifinal. O processo era simplesmente impossível. Uma das equipes chegou a impugnar o processo, alegando ser muito desigual para a defesa, por ter amplo lastro probatório, mas o pedido foi negado. Mas acreditamos no nosso potencial, fomos lá e ganhamos mesmo sendo defesa, ou seja, o que era impossível para alguns, foi possível para nós e isso nos orgulha muito”, declarou o participante.

Melhor tribuno

Quanto à conquista da premiação individual, ele atribui ao constante esforço que emprega para ser um excelente jurista. “Eu não esperava essa premiação. Faço Júri desde quando eu estava no terceiro período. Hoje estou no oitavo e só posso acreditar que essa conquista é resultado da minha evolução acadêmica e isso me traz grande satisfação pessoal. Mas faço questão de ressaltar que sem a Isadora e a Keila eu não teria alcançado todo esse destaque, porque Júri é um trabalho de equipe”, declarou o melhor tribuno da competição.

Agradecimentos

Equipe campeã comemora o resultado com a comissão organizadora do Júri SimuladoEquipe campeã comemora o resultado com a comissão organizadora do Júri Simulado

A competidora Keila Pascarelli afirmou que representar a Ufam não é uma tarefa fácil e aproveitou para agradecer aos orientadores da equipe. “Competir num júri não é fácil. Nosso êxito só foi possível porque desde 2015 participamos de júris na faculdade. Todos os anos, a Oficina do Júri da Faculdade de Direito da Ufam realiza uma seletiva interna para eleger a equipe que irá representar a Ufam nas competições estaduais e, após tantos embates com equipes brilhantes da faculdade, o nosso trio teve a felicidade de ser a equipe campeã da seletiva interna. A partir daí, foi só estudo. Sabíamos que representar a Ufam não seria uma tarefa fácil e assim que os processos da competição foram sorteados, começamos a estudar nos reunindo quase que diariamente. Foram mais de três semanas de estudo incansável. Agradeço à Oficina do Júri, que nos fez evoluir tanto e ao promotor de Justiça Walber Nacimento, que nos orientou. Com certeza, esse resultado foi um somatório de forças”, comemorou a aluna.

Próximas competições

A partir de agora, a equipe se prepara para a 15ª edição do concurso de Júri Simulado do Ministério Público Estadual, que ocorre de 02 a 06 de outubro. Na competição promovida pelo MPE, a Ufam coleciona oito títulos de campeã.

 

 

 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable