Sede da TV Ufam e Centro de Convivência são entregues à comunidade universitária
A Administração Superior da Universidade Federal do Amazonas reinaugurou na manhã de quinta-feira, 29, a sede da TV Ufam e entregou oficialmente à comunidade o Centro de Convivência do Campus. Na programação de inauguração do Centro houve também a apresentação do novo Portal da Universidade e o lançamento de obras publicadas pela Editora da Ufam (Edua).
Reforma e revitalição da TV Ufam
Depois de passar por um processo de revitalização de toda sua estrutura (predial, conceitual, quadro de servidores, entre outras mudanças, a TV Ufam retornou à atividade com uma nova concepção de televisão universitária. A TV Ufam foi reinaugurada com o propósito de oferecer uma nova programação voltada para os processos educativos, de valorização regional, científico e, consequentemente, da construção da cidadania. Uma das medidas adotadas no processo foi a vinculação do setor à Pró-Reitoria de Extensão por se compreender que a TV tem papel importante na relação que a Ufam estabelece com a sociedade. Para isso foi criado um departamento especifico na Pró-Reitoria e a professora do Departamento de Comunicação Social da Ufam, Ítala Clay, passou a conduzir o processo de reestruturação da TV.
A solenidade de reinauguração contou com a participação da reitora da Ufam, Márcia Perales Mendes Silva, do Reitora Márcia Perales Mendes Silva discursa na entrega da TV Ufamprefeito do Campus, Atlas Bacellar, do pró-reitor de Extensão (Proext), Frederico Arruda, e da diretora do Departamento de Cultura e Produção de Imagem da Pró-Reitoria de Extensão, Ítala Clay Oliveira Freitas, que descerraram placa que marca a revitalização (fixada na entrada principal do prédio, no setor Sul do Campus). Após a manifestação das autoridades acadêmicas, os presentes foram convidados para visitar as novas instalações.
A reitora da Ufam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou que a revitalização da TV Ufam não é uma vitória de uma gestão, mas da Universidade. “Este é um momento importante porque estamos em novas condições que envolvem pessoal, espaço, perspectivas e objetivos. Acredito que todo esse esforço tem a ver com a aprovação do Plano de Cultura que deu suporte a esse processo. Esse é um canal de divulgação das ações da Universidade, de debates, de interação com a sociedade, extremamente importante, que por um período não pode funcionar por falta de condições. Temos um novo prédio, uma nova estrutura que é resultado do esforço coletivo. A revitalização da TV Ufam não é uma vitoria de uma gestão, mas da Universidade”, disse.
“A revitalização da TV consagra o trabalho da equipe que compõe o quadro de Prefeito Atlas Bacellarservidores do Departamento de Cultura e Produção de Imagem da Proext. Sem o trabalho coletivo não estaríamos aqui descerrando a placa que marca a revitalização da TV. Esta solenidade valoriza a produção intelectual de cada membro da equipe, seja no sentido das ideias, de produtos audiovisuais. Esse projeto de revitalização inclui um prédio com 11 salas, a modernização de equipamentos, mas inclui fundamentalmente uma cultura de preocupação com a comunicação, com a educação, com a cultura e com a cidadania”, ressaltou a diretora do Departamento de Cultura e Produção de Imagem da Proext.
O pró-reitor de Extensão, Frederico Arruda, em sua fala, afirmou que o processo de consolidação da TV Ufam precisa ter continuidade. “Não existem obras completas, isso é apenas uma etapa. É fundamental que a nova administração garanta a consolidação disso tudo, mas também garanta que haja avanço. Naturalmente não podemos deixar de fazer referência aos ex-diretores da TV, cada um fazendo com seu próprio estilo aquilo que puderam fazer, que também contribuíram com a consolidação da TV Universitária”, afirmou Frederico Arruda.
O prefeito do Campus, Atlas Bacellar, destacou que se sente orgulhoso de ter participado da construção da obra de revitalização do prédio da TV Ufam. “Tenho orgulho de ter contribuído com a obra de revitalização da TV Ufam. Fui bastante desafiado pelo pró-reitor e pela reitora para que tudo fosse concluído conforme as características técnicas da obra”, concluiu o prefeito.
Inauguração do Centro de Convivência da Ufam
O Centro de Convivência da Ufam foi inaugurado oficialmente nesta quinta-feira, 29, pela reitora da Ufam, Márcia Perales Mendes Silva, marcado pelo descerramento de placa comemorativa. Na mesma solenidade ocorreu a apresentação do novo Portal da Ufam e em seguida solenidade de lançamento de livros da Editora da Universidade Federal do Amazonas – Edua.
Pró-Reitor Gilson Monteiro fez apresentação do Portal da UfamA reitora, Márcia Perales Mendes Silva, o prefeito do Campus, Atlas Bacellar, a pró-reitora de Gestão de Pessoas em exercício, Nikeila Conde e a diretora da Edua, Suely Marques descerraram a placa de inauguração do Centro de Convivência da Ufam.
Com investimentos da ordem de R$ 8.248.687,18, o Centro de Convivência da Ufam foi construído numa área de 5.277, 26 metros quadrados no setor Norte do campus, visando à prestação de serviços em único espaço, para garantir conforto e comodidade de técnicos, discentes e docentes. Abrange uma ampla praça coberta para socialização e usufruto da comunidade acadêmica. São oferecidos serviços de lanchonetes, agências bancárias, salão de exposições, 36 lojas diversas e o Restaurante Universitário. O espaço também é utilizado para manifestações artísticas da comunidade acadêmica.
Novo Portal da Ufam e Lançamento de livros
No evento, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Gilson Monteiro e coordenador do Programa de Mídias Digitais (Ecoem), apresentou ao público o Portal da Ufam. O portal tem o objetivo de ser um canal de comunicação e relacionamento mais prático, inovador e atraente para a comunidade acadêmica e sociedade. Com um layout diferenciado que permitirá aos usuários o acesso rápido e preciso às informações de seu interesse. Além dos serviços já oferecidos atualmente, o portal apresenta vasto conteúdo institucional, sobre as estruturas e unidades acadêmicas da sede e do interior e também um portal exclusivo para a comunicação, com as notícias e eventos institucionais.
“Hoje é um momento de comemoração, de união em nome da Universidade Federal do Amazonas. Eu e o vice-reitor, Hedinaldo Lima, estamos finalizando uma jornada de oito anos à frente da Instituição e fazemos isso com muita alegria. Estamos inaugurando um espaço social já consagrado pela comunidade com inúmeros serviços, apresentando o Portal da Ufam e lançando 40 obras publicadas pela Edua. Esse é um momento importante, não somente para a Universidade, mas pra toda sociedade que usufrui do nosso trabalho. Interagimos com milhares de pessoas por meio das obras que extrapolam a região Amazônica. Foi um esforço grande chegarmos aqui com estas publicações, em um momento com forte contingenciamento, mas as obras não poderiam ficar em segundo plano. Também estamos entregando 20 manuais de procedimento para facilitar o serviço de novos servidores. Isso é uma demanda antiga da comunidade que vai facilitar o trabalho do servidor. Estamos deixando a administração com a certeza de que contribuímos com o crescimento da Ufam, juntos apesar de termos a convicção de que nenhuma gestão constrói sozinha uma instituição, foi o trabalho coletivo que fez da Ufam uma universidade mais presente e melhor para todos”, ressaltou.
A diretora da Edua, Suely Marques, destacou o trabalho da equipe da Editora que sempre trabalhou com dedicação. “Agradeço a Administração Superior da Ufam pela oportunidade de estar nestes quatro anos à frente da Edua. Sou especialmente grata a minha equipe que contribuiu para que tudo saísse bem. Também quero agradecer aos autores pela confiança no nosso trabalho”, disse a diretora.