Repositório Institucional e Coleção Thiago de Mello são lançados no Museu Amazônico

 

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) realizou, na última sexta-feira, 23, no Museu Amazônico, o “Dabacuri Cultural”, expressão que significa Festa da Fraternidade. Na programação, houve os lançamentos do Repositório Institucional da UFAM (RIU) e da Coleção Thiago de Mello, além da entrega do Prêmio Amigos do Museu e do Sarau Cultural.

O evento teve importantes nomes do meio artístico e literário do Amazonas, como a presidente da Academia Amazonense de Letras, professora Rosa Mendonça de Brito; autoridades políticas, como o Prefeito de Envira Ivon Rates; além de servidores e membros da Administração Superior da UFAM.

Lançamentos

Diretora da Biblioteca Central (BC), Célia Simonetti.Diretora da Biblioteca Central (BC), Célia Simonetti.As atividades do ‘Dabacuri Cultural’ foram iniciadas com o lançamento do RIU, realizado pela diretora da Biblioteca Central (BC), professora Célia Simonetti. Como uma plataforma digital aberta, o Repositório tem o objetivo de armazenar produções técnicas e científicas da Universidade. Dessa forma, as produções culturais, artísticas, técnicas, científicas, tecnológicas e didático-educacionais, desenvolvidas em âmbito institucional, poderão ser armazenadas, preservadas e divulgadas em formato digital.

O conteúdo que compõe o RIU foi migrado inicialmente do Portal Lira. São mais de 3.600 relatórios finais dos projetos realizados entre 2009 e 2016, que aguardam autorização para serem publicados na íntegra. Para autorizar, é necessário que o autor realize o procedimento descrito no Manual de Liberação de Relatórios.

A professora Célia Simonetti explica que o RIU possibilita a disponibilidade de acesso às pesquisas realizadas pela UFAM, ratificando a ideia da ciência aberta. “A universidade irá mostrar, por meio do repositório, a sua produção científica e os frutos dos recursos que a própria sociedade investe na produção de conhecimento”, destaca.

Na oportunidade, Célia Simonetti fez ainda a apresentação da Coleção Thiago de Mello, projeto que disponibiliza as obras do escritor amazonense no Museu. O acervo bibliográfico, com cerca de oito mil itens, entre eles, pinturas, gravuras, desenhos e aquarelas de artistas do Brasil e de outros países da América Latina,foi doado para a UFAM e está aberto ao público. “O objetivo é apresentar para a sociedade um espaço de visitação do acervo pessoal do escritor”, explica a diretora da BC.

 

Prêmio Amigos do Museu e do Sarau Cultural

O segundo momento ocorreu no Salão de Exposição do Museu Amazônico e foi iniciado pela entrega do Prêmio ‘Amigos do Museu Amazônico’, premiação destinada a homenagear pessoas físicas e jurídicas que prestaram significativas contribuições para o cumprimento da missão da instituição, notadamente no fomento às atividades de pesquisa, ensino e extensão sobre a Amazônia.

Grupo Puxirum Grupo Puxirum A entrega do prêmio, que está em sua primeira edição, foi realizada pela reitora da UFAM, professora Márcia Perales, vice-reitor, Hedinaldo Lima, e pela diretora do Museu Amazônico, Maria Helena Ortolan. Entre os homenageados da noite, estavam a professora Rosa Mendonça de Brito, presidente da Academia Amazonense de Letras, Alysson Assunção, Coordenador da Petróleo Brasileiro S/A – Petrobras, e Karla Bitar, Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no Amazonas.

A outorga da distinção será realizada todos os anos, preferencialmente em junho, mês que marca o aniversário de implantação do orgão suplementar, que em 2017 completa 28 anos.

Para a diretora do Museu Amazônico, Maria Helena Ortolan, a premiação 'Amigos do Museu' é a oportunidade de “reconhecer quem tanto honra e contribui para que o setor  mantenha o tripé da universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão”. Já para o vice-reitor, Hedinaldo Lima, o momento é importante à medida que “são prestadas homenagens a todos aqueles que têm contribuído com o museu e, naturalmente, com a UFAM”, salientou.

Reitora da UFAM, Márcia Perales.Reitora da UFAM, Márcia Perales.A reitora Márcia Perales destacou que os lançamentos ocorridos no evento significam um marco para a Universidade, o que demonstra que a UFAM “está conectada com o mundo há muito tempo” e que isso foi intensificado: “Abrimos as portas para que nós estivéssemos inseridos no contexto global, para que as nossas produções sejam acessíveis. Foi um trabalho muito importante para que a universidade, do ponto de vista digital, possa estar presente e ter voz aqui, na Amazônia e no mundo”, afirmou.

Por fim, a programação do ‘Dabacuri Cultural’ finalizou com o Sarau dirigido pelo grupo Puxirum e o professor James Araújo, do grupo de teatro do CAUA, que recitou três poemas de Thiago de Mello: “De Paulo Freire para Thiago de Mello”, carta enviada no dia 13 de janeiro de 1974; “Um Ramo de Orvalho para a moça que não vem mais”; e um terceiro poema, sem título, que ressalta a volta do poeta do exílio.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable