Laboratório de Laminação da Ufam é inaugurado

O novo espaço é uma das 61 obras finalizadas na instituição durante os últimos oito anos

Descerramento da placa do novo Laboratório de Laminação da UfamDescerramento da placa do novo Laboratório de Laminação da Ufam

A reitora da UFAM, professora Márcia Perales, inaugurou na segunda-feira, dia 12, o Laboratório de Laminação do Departamento de Geociências, destinado ao tratamento de materiais pétreos e à separação de minerais para fins didáticos de pesquisa e extensão. O novo espaço é mais um investimento da Universidade para o aprimoramento da formação discente.

Localizado no Setor Norte do campus universitário, entre a Central Analítica e o Instituto de Computação (Icomp), o Laboratório de Laminação é coordenado pelo professor Carlos Alejandro Salazar. É neste espaço que é feita a ligação entre as atividades acadêmicas desenvolvidas nas aulas práticas de campo do curso de Geologia e as aulas realizadas em laboratórios dotados de instrumentação analítica. A construção foi iniciada em 2014 e entregue ao Departamento de Geociências em junho de 2016. 

Participaram da solenidade a reitora, professora Márcia Perales; o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima; o diretor do ICE, professor Raimundo Passos; o prefeito do campus, professor Atlas Bacellar; e o coordenador do Laboratório de Laminação.

Conquista

Em seu discurso, a reitora da Ufam destacou a superação dos obstáculos para que o Laboratório de Laminação virasse realidade. “Este espaço é uma demanda antiga do curso de Geologia. Quando iniciamos uma obra, o que mais queremos é que ela se encerre no tempo previsto e seja entregue com boa qualidade. Houve dificuldades ao longo do caminho, mas tivemos condições de superá-las. Nesses oito anos de gestão, iniciamos aproximadamente 66 obras e finalizamos 61. Das restantes, algumas estão com 80% do trabalho concluído. É um número muito bom, considerando o que cada metro quadrado construído significa para a melhoria da nossa Universidade”, declarou a professora Márcia Perales.

O coordenador do laboratório, professor Carlos Salazar, mostra o novo espaço para laminação de materiais pétreosO coordenador do laboratório, professor Carlos Salazar, mostra o novo espaço para laminação de materiais pétreos

“O Laboratório de Laminação é um espaço adequado para que professores e alunos utilizem-no do ponto de vista didático, de ensino e de pesquisa, e contribuirá para a formação dos nossos estudantes. A Universidade é uma instituição forte, de credibilidade que cresce à medida que formamos recursos humanos cada vez mais competentes, que levam consigo o selo Ufam. A Ufam é uma instituição que cria expectativas na sociedade, que sabe que as ações desenvolvidas aqui são ações de referência, com competência, consequência e consistência. É isso o que mostra quem somos como instituição”, afirmou a reitora.

Já o vice-reitor relembrou a trajetória de idealização do espaço inaugurado.  “Nos reunimos para identificar um local onde pudéssemos construir esse laboratório, que é especial, já que provoca mais ruídos do que os laboratórios que trabalham com amostras mais simples. Pensamos no Bloco I e até mesmo na Fazenda Experimental, de onde vêm muitos materiais das aulas práticas, até chegarmos neste espaço mais próximo de onde estão os professores e alunos”, explicou o professor Hedinaldo Lima. “Apesar das dificuldades que são naturais no processo de construção, a Universidade avançou muito no que diz respeito à construção de espaços físicos. O mais importante é que o Laboratório já está sendo utilizado pelo curso. Isto é fruto da necessidade e do trabalho de um conjunto de pessoas que se dedicou aos oitos anos de gestão para atender as demandas de cada unidade. Acredito que o Laboratório seja um dos fatores que contribuirá cada vez mais para a melhoria do curso de Geologia e para o desenvolvimento da área de Geociências da Ufam”, disse.

Formação 

O novo laboratório fica localizado no Setor Norte do campus, entre a Central Analítica e o IcompO novo laboratório fica localizado no Setor Norte do campus, entre a Central Analítica e o Icomp

Para o prefeito do campus, professor Atlas Bacellar, o laboratório permite ao Departamento de Geociências expandir suas ações e elevar mais ainda a qualidade da formação de seus estudantes. "Esperamos que o Instituto faça o melhor proveito do laboratório e o transforme no melhor espaço para o desenvolvimento e formação dos alunos de graduação e pós-graduação. O prédio em si é apenas uma etapa; o mais importante são as pessoas que estão lá dentro e a capacidade produtiva de cada um. Tenho convicção de que o Departamento reúne capacidade de produção, pessoal e força de trabalho e fará um bom uso do espaço”, afirmou.

O diretor do ICE, professor Raimundo Passos, enfatizou a presença do Instituto dentro da Ufam e agradeceu o empenho da Administração Superior para que o Laboratório fosse inaugurado. “O curso de Geociências tem uma grande representatividade dentro do ICE e esse laboratório vai contribuir muito para a formação dos alunos, assim como nas avaliações do Ministério da Educação. É um motivo a mais para os avaliadores perceberem o quanto o curso é importante para a Universidade e também o quanto temos investido na graduação”, declarou. “O Instituto tem crescido e hoje, com essa inauguração, também nos colocamos como unidade capaz de prestar serviços à comunidade interna com muito mais qualificação e qualidade dentro daquilo que o laboratório se propõe. Parabenizo o professor Cícero [Cícero Cavalcante, ex-diretor do ICE], pois tudo isso aconteceu na gestão dele e agradeço a Administração Superior pelo apoio que nos deu durante esse período”, finalizou o diretor.

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable