Seminário Mobilização cidadã e responsabilidade socioambiental inicia com palestras sobre controle ambiental em organizações públicas e privadas
Conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas, Julio Pinheiro, foi o primeiro palestrante do eventoNo primeiro dia do Seminário promovido pelos estudantes de Administração da UFAM, as palestras focaram o controle ambiental pelos Tribunais de Contas, a Gestão de resíduos sólidos do Polo Industrial de Manaus e as Inovações tecnológicas e não-tecnológicas em empresas de biotecnologia.
O primeiro palestrante foi o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, Julio Pinheiro, que explicou a atuação do Tribunal de Contas na proteção do meio ambiente. "Cabe ao sistema Tribunal de Contas a fiscalização contábil, financeira e patrimonial e entenda-se patrimonial tudo o que envolve os biomas brasileiros. Então, cabe a nós proteger também esse patrimônio, pois não se sobrevive com um meio ambiente degradado. O Sistema Tribunal de Contas tem controle de atos administrativos como, por exemplo, em relação às licenças ambientais, mas é um controle antes que o prejuízo se instale, pois a nossa perspectiva é do risco ambiental e não do dano ambiental, que dá conta dos conflitos já instalados, ou seja, nossa atuação se dá em monitorar ameaças, planejar ações. Entre as ações preventivas protagonizadas pelo Tribunal está o acompanhamento da implantação da Política Nacional de resíduos sólidos", afirmou o palestrante.
Gestão de resíduos sólidos do Polo Industrial de Manaus
Representando a SUFRAMA, o administrador Paulo André de Souza Leite destacou o Plano Diretor de Resíduos Sólidos do Polo Industrial de ManausAo ressaltar a Amazônia como uma das mais ricas em biodiversidade do planeta, o administrador da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Paulo André de Souza Leite, foi o segundo palestrante do evento. Ele destacou iniciativas da SUFRAMA em relação ao gerenciamento ambiental. "Na SUFRAMA, lidamos com resíduos industriais e possuímos um dos melhores mecanismos de proteção ambiental implantados no Brasil. Além das Estações de Tratamentos de Efluentes, temos o Plano Diretor de Resíduos Sólidos, que evita ao máximo a geração de resíduos e o descarte ilegal, vez que os resíduos podem ser reutilizados, reciclados. Nosso Plano Diretor também possui uma rede de recuperação de material para identificar oportunidades de investimentos junto a empresas que façam a reciclagem e a destinação correta de resíduos do Polo Industrial", ressaltou o palestrante.
Aprendizado
Para o professor Irineu Vitorino, coordenador do evento, a atividade acadêmica serve, primeiramente, para ensinar alunos da turma de Seminários que ambientes, recursos e pessoas devem caminhar juntos. "Eles, os finalistas do curso de Administração, devem utilizar todas as ferramentas e conhecimentos em gestão. Programam, agendam, resolvem conflitos, trabalham com verba mínima, praticamente só com apoio e doações, ou seja, com orçamento curto para cumprimento dos objetivos, pois é um projeto com começo, meio e fim. Eu sempre digo que é um excelente estágio para quem está finalizando o curso. O tema do evento é sustentabilidade e eles convidaram grandes palestrantes para discutir o assunto aqui na Universidade. Eles sabem que não adianta ser bom em gestão e não entender de sustentabilidade. Se você se forma em gestão e maltrata o meio ambiente, não adianta nada. Se você se forma em gestão e maltrata as pessoas, não adianta também. Para ser um bom profissional tem que entender o todo", enfatiza o professor.
Renata Lopes, do oitavo período do curso de Administração é a coordenadora discente do evento. "Nesta atividade pudemos executar as principais funções do administrador que são planejar, organizar, direcionar e controlar pessoas e recursos para um determinado objetivo, destacando a importância do trabalho em grupo. Aprendemos muito", disse a aluna.
As atividades seguem nesta quinta-feira, 26, com o Debate Verde - a distância entre ideias e a execução de projetos de responsabilidade socioambiental, que será mediado pelo doutor Afrânio Soares Filho, diretor executivo da Action; palestra da USAID Brasil e a apresentação Case Bombons finos da Amazônia. Confira programação completa em anexo.