UFAM em Humaitá comemora aniversário com uma extensa programação científica e cultural

Durante os dias 22 e 23 de novembro, o Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA-UFAM) comemorou seus 10 anos de implantação no município de Humaitá, com uma extensa programação de atividades voltadas para a população.

Logo cedo, às 8h do dia 22, ocorreu o Momento Cívico, realizado no primeiro prédio do Instituto, onde hoje funciona Centro de Pós-graduação e Pesquisa "Prof. Valdemir de Araújo Câmara".Ao som do hino nacional, tocado pela banda de música do 54º Batalhão de Infantaria de Selva em Humaitá (54º BIS), a cerimônia de hasteamento das bandeiras do Brasil, do Amazonas, e da UFAM contou com a presença da magnífica reitora, professora Márcia Perales Mendes Silva; do vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima; do prefeito do Campus Universitário, professor Atlas Augusto Bacellar; da diretora do IEAA, professora Elizabeth Tavares Pimentel; do comandante do 54º Batalhão de Infantaria de Selva em Humaitá (54º BIS), tenente-coronel Alexandre Rabelo da Fonseca; além de professores, técnico-administrativos em educação e estudantes.

Após a cerimônia, todos participaram de uma carreata pelas principais ruas do município, convidando a população para prestigiar os 10 anos, por meio de uma programação rica em atividades acadêmico-científicas e culturais, nos novos prédios do IEAA.

Exposição fotográfica e memorial

Quem chegava ao Instituto logo se deparava com um espaço histórico: pela primeira vez o IEAA reuniu em um só local parte do seu acervo de fotos e objetos antigos. A exposição faz parte de um projeto que tem como objetivo resgatar e preservar os 10 anos de implantação do Instituto em Humaitá (2006 a 2016).Exposição Fotográfica e MemorialExposição Fotográfica e Memorial

“Temos fotos de laboratórios, eventos científicos, atividades de extensão, de pesquisa. Além da exposição fotográfica, estamos inaugurando uma espécie de Memorial Histórico, onde reunimos alguns objetos como placas, publicações científicas. A ideia, através desse Memorial, é de fato ter um espaço físico aqui dentro, para criar o Museu do IEAA”, explica o professor de Filosofia Valmir Flores, um dos coordenadores da exposição.

Extensão

Seis cursos de graduação do IEAA (Agronomia, Engenharia Ambiental, Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Licenciatura em Ciências: Matemática e Física, Licenciatura em Letras: Português e Inglês, e Licenciatura em Pedagogia) prepararam uma série de eventos com o objetivo de mostrar para a população parte das atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas diariamente por professores e alunos, dentro e fora da sala de aula.

O curso de Pedagogia, por exemplo, reuniu em uma só tarde mais de 90 crianças, entre 3 e 5 anos, para desenvolver ações pedagógicas diversas com o público infantil. “Essa atividade faz parte da disciplina Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia, onde os alunos trouxeram crianças, da faixa etária de 3 a 5 anos, para o Instituto, e assim trabalhar com elas manifestações culturais, jogos, brincadeiras e artes. Após isso, faremos uma série de avaliações”, disse Maria Isabel, professora de Pedagogia.  

Já o curso de Engenharia Ambiental disponibilizou por meio de banners o histórico da graduação, projetos de extensão e de pesquisa. Umas das atrações foi a Mini Estação de Tratamento de Água (ETA), que desempenha na prática as mesmas funcionalidades que uma Estação em escala maior: captação de água de rios e depois sua purificação para torná-la pronta para o consumo humano. A mini ETA foi montada pela primeira turma do curso, sendo que alguns estudantes da época hoje são professores do IEAA.

“Essa mini Estação foi montada pela primeira turma de Engenharia Ambiental da UFAM, e resolvemos apresentá-la porque é uma estação viável para o consumo humano, e que deveríamos ter hoje na cidade, mas não temos. Ela foi montada com matérias recicláveis e o objetivo é passar para o público todo um conhecimento sobre como deveria ser nossa água para o consumo humano”, ressalta Janaína Costa, acadêmica do curso de Engenharia Ambiental.

Público infantil lotou as salas de aula do Instituto. À direta, a mini Estação de Tratamento de ÁguaPúblico infantil lotou as salas de aula do Instituto. À direta, a mini Estação de Tratamento de Água

 

Lançamento da Campanha “UFAM, eu cuido”

Ainda como parte da programação dos 10 anos do IEAA, foi lançada na manhã do dia 22 a Campanha Institucional “UFAM, eu cuido”, ação que tem como objetivo sensibilizar e propor mudanças de atitudes na comunidade universitária em relação ao Combate e Desperdício de Água e Energia Elétrica, Conservação do Patrimônio Público, Cuidado com os Animais Silvestres e Combate ao Abandono de Animais Domésticos no IEAA, e Descarte Correto dos Resíduos Sólidos.

Professores Benone Otávio, Moises Santos, Hedinaldo Lima, Márcia Perales, Elizabeth Pimentel e Alisson PintoProfessores Benone Otávio, Moises Santos, Hedinaldo Lima, Márcia Perales, Elizabeth Pimentel e Alisson PintoNo lançamento estavam presentes a magnífica reitora da UFAM, professora Márcia Perales; o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima; o prefeito do Campus Universitário, professor Atlas Bacellar; e a diretora do IEAA, professora Elizabeth Pimentel. Para essa primeira edição da campanha no Instituto, quatro eixos serão desenvolvidos pelos seguintes professores: Vera Lúcia Reis da Silva (Patrimônio Público), Alisson Pinto Batista (Energia Elétrica), Moises Santos de Souza (Água), e Benone Otávio Souza de Oliveira (Resíduos Sólidos).

Para Emile Lopes, a linha de atuação da campanha “UFAM, eu cuido” vai além do Instituto: “O lançamento dessa Campanha foi de grande importância pois trata de temas que não só valem para o IEAA, como também para os moradores do município de Humaitá aplicarem em suas casas”. 

Desporto e lazer

Fechando a programação de aniversário, servidores e alunos do Instituto participaram na tarde do dia 23 de novembro da primeira edição do “IEAA em Movimento”, evento que reuniu corrida, caminhada e ciclismo pelas principais ruas de Humaitá. Após a chegada, atrações musicais animaram a comunidade universitária em uma noite cultural. 

Notícia relacionada:

Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente completa 10 anos de implantação em Humaitá

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable