Instalações do novo HUGV recebem visitas
Cinco grupos de 12 pessoas conheceram as obras da primeira etapa do HUGV que serão inauguradas nesta sexta-feira, 25.
Primeiro grupo da visita guiada ao novo HUGV, na manhã desta quinta-feira, 24
Nesta quinta-feira, 24, as novas instalações do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) estiveram abertas para visitação das 8 às 14h. Foram recebidos cinco grupos de interessados, que se inscreveram para o programa de visitas pelo site da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no período de 11 a 21 de novembro. Os guias foram Douglas Stelver, chefe do setor de infraestrutura física, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa pública brasileira que tem como principal finalidade gerenciar os hospitais universitários federais e prestar apoio às universidades na gestão deles; Jorge Anselmo, assistente administrativo da Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (Unisol); e o estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFAM, Marcos Afonso.
O acadêmico mostrou aos visitantes alguns setores e os modernos equipamentos adquiridos para o novo HUGV. "A maior parte do público visitante é de estudantes. Apresentamos a eles as dependências do hospital e os novos serviços que serão disponibilizados pelo HUGV. Começamos pelo térreo onde fica o Centro de Diagnóstico de Imagem com equipamentos de ponta; a área de exames de imagens gráficas, como o eletrocardiograma e o eletroencefalograma; a parte dos exames laboratoriais e, depois, levamos ao nono pavimento, onde fica a área de convivência do hospital e pode-se desfrutar de uma visão privilegiada da cidade. Só faremos a visita a esses dois pavimentos porque os demais andares estão na fase de desinfecção microbiológica para a futura recepção de pacientes" , explicou o guia da visita.
Os amigos Matheus e Juliana foram juntos conhecer as novas dependências do HUGV Matheus Siqueira foi um dos visitantes. Ele cursa o 3º ano do ensino médio no Colégio Estadual Pedro II e pretende fazer Medicina na UFAM. "Fiquei sabendo da visita às novas instalações do HUGV através da minha amiga Juliana Pinheiro, que é acadêmica de Ciências Biológicas na UFAM. Fiquei impressionado com o ambiente da recepção do Hospital, que parece ser de um grande hotel e com o Centro de diagnóstico por imagem, o qual possui equipamentos de alta complexidade e de última geração ", declarou o estudante.
Juliana Pinheiro também pretende ingressar no curso de Medicina e quis conhecer as dependências do Hospital onde pretende trabalhar em breve. "Quando meu avô, que é servidor da UFAM há mais de trinta anos, falou dessa oportunidade de visitar o hospital, corri para o site para fazer minha inscrição. Gostei bastante da área de convivência, que oferece uma visão panorâmica de Manaus. Isso confere leveza a um ambiente que é tão tenso quanto o hospitalar. Com certeza essa estrutura vai ajudar muitas pessoas em momentos delicados de suas vidas", afirmou a acadêmica de Biologia.