Eixo Resíduos Sólidos inicia semana de conscientização na Ufam

Tema faz parte do quarto eixo da campanha “Ufam, eu cuido” e segue até sexta-feira (11), com palestras e oficinas voltadas para o tema do descarte correto de resíduos sólidos dentro do campus da Ufam.

A palestra “Ações da Ufam de Enquadramento para Implementação da Coleta Solidária”, parte da campanha institucional “Ufam, eu cuido!”, ocorreu na manhã desta segunda-feira (7) no auditório Copaíba, do Centro de Ciências do Ambiente (CCA), localizado no setor sul do Campus.

Durante a palestra a professora Karime Bentes mostrou os estudos e ações efetuadas pela Universidade para atender ao decreto lei 5940/2006 que diz respeito ao descarte e reaproveitamento de resíduos recicláveis.

Entre as ações estão a compra dos kits de lixeiras, capacitação dos mais de 600 auxiliares de serviços gerais terceirizados que trabalham na Ufam, instalação das lixeiras para coleta em cada unidade e o lançamento do edital de coleta solidária para o recolhimento desses resíduos.

De acordo com a professora, o cuidado com resíduos sólidos é uma questão interdisciplinar que envolve toda a comunidade acadêmica. “Enquanto Universidade produzimos ciência para solução de problemas. Então, além da coleta, também devemos pensar em novos caminhos para minimizar o impacto desses resíduos, para obtermos soluções que vão além do reuso desses materiais”, afirmou.

A professora mostrou, também, como deve ser feito o descarte de resíduos comuns, como papel, plástico e papelão, e falou sobre o trabalho feito em parceria com as associações de catadores para a destinação desse material.

Segundo a aluna Suzane Maria, do sexto período do curso de Contabilidade, da Faculdade de Ciências Sociais (FES), o tema da palestra é atual e pertinente. “Esse tema é algo que eu gosto e acho importante para a minha formação pensar em soluções para essas questões ambientais. Fico feliz que a Universidade tenha tomado essa atitude e acho que todos nós podemos ajudar, utilizando as lixeiras corretamente e conscientizando as pessoas ao seu redor, porque o descarte correto é um problema de todos”, finalizou. 

Durante a manhã desta segunda-feira também foi realizada a oficina de produção de sabão a partir de óleo de fritura, ministrada pela artesã Morgana Melo e mediada pela professora Vanuza Oliveira. 

Confira a programação de atividades no site da campanha


Notícia relacionada:

Ufam habilita entidades de coleta seletiva para recepção de resíduos sólidos


 

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable