Palestra "Crescimento populacional de animais" encerra atividades do Eixo "Animais no Campus" nesta quinta-feira (3)

As atividades da tarde iniciaram com a palestra "Crescimento populacional de animais não domiciliados", realizada pelo médico veterinário e professor Daniel Alexander Pereira da Cunha, que teve o objetivo de apresentar e debater todos os aspectos sobre a consciência ambiental, relacionada a problemática animal.
Segundo Daniel Alexander, a sociedade possui atualmente uma consciência em relação a questão animal, muito maior do que alguns anos atrás. "Passamos a enxergar os animais com um olhar mais humanizado, de uma forma muito mais amiga e afetiva. Um exemplo que eu costumo dar em minhas palestras é que antigamente o cão latia no quintal, passado alguns anos ele chegou a deitar na porta da cozinha, depois ele subiu ao sofá e nos dias de hoje ele dorme na cama e tem um travesseiro próprio", ressalta.
Com grande interação entre os presentes, o palestrante abordou temas controversos, como a eutanásia, podendo ser utilizada como último recurso como forma de controle em casos de riscos biológicos; o risco biológico que o crescimento dos animais não domiciliados em centros urbanos pode apresentar, colocando em risco a profilaxia de zoonoses ; além de formas de controles, como a castração e a vasectomia; e responsabilidade sócio ambiental, o resgate de um animal e a destinação dele a uma vida digna.
Educação

Para a estudante Maruska Soares Affonso, do oitavo período do curso de Direito, a palestra a fez refletir não apenas quanto a questão social mas também para tentar solucionar o crescimento populacional de animais. "Foram apresentadas questões mais técnicas, modos de transmissões e os meios mais eficientes de previni-las, além de debater com os alunos questões mais controvérsas como a vaquejada. São questões que agregaram mais informações à palestra e conhecimento a todos os presentes", finaliza a discente.