Feira de Adoção Responsável e Bazar: eixo Animais no Campus alerta sobre abandono

No primeiro dia, foram adotados sete animais, sendo um cão e seis filhotes de gatos

Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro a campanha institucional Ufam, Eu Cuido! promove, em parceria com o grupo Desabandone, a Feira de Adoção Responsável, entre 8 e 18h, no hall da Faculdade de Ciências Agrárias I (na frente do auditório Samaúma).

Ao promover a Feira de Adoção, a Universidade Federal do Amazonas combate o crime de abandono de animais domésticos no Campus Universitário. Somente no primeiro dia, foram adotados sete animais abandonados, sendo um cachorro e seis gatos, todos eles filhotes. Ainda esperam para ter um lar quatro cães adultos e seis gatos filhotes. Todos os animais da feira receberam vacina antirrábica e vermifugação. Os adultos são castrados e os filhotes têm vagas para castração gratuita no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Adote

Adotar é simples. Basta informar RG, CPF, telefone e comprovante de endereço. “O compromisso da adoção é assumido pela assinatura do termo, através do qual nós garantimos que os filhotes serão castrados na cota do grupo Desabandone no CCZ e o adotante se compromete a vacinar e a vermifugar o animal periodicamente, assim como não abandoná-lo nem maltratá-lo em nenhuma hipótese”, afirmou a coordenadora do grupo, professora Ana Hermínia, da Faculdade de Estudos Sociais (FES).

Raquel Barbosa, 20, é estudante do 6º período do curso de Psicologia e levou uma gatinha para casa já no primeiro dia da Feira. Depois de assinar o Termo de Adoção e receber o comprovante de vermifugação da pequena, ela explicou o porquê da adoção.

“Vou presentear o meu irmão, Mateus, de 17 anos, com essa gatinha. Nós temos um cachorro, o Snow, mas ele é muito grande para ficar com a gente lá em casa. Já encontramos um novo lar para ele, mas meu irmão ficou triste porque ele vai embora. Então, eu resolvi levar essa gatinha para alegrar um pouco mais a casa. Já temos um gato, mas esta é fêmea e eu acho que vai ser mais carinhosa, como o cachorro era com o meu irmão”, explicou a universitária.

Bazar

Além da Feira de Adoção, o bazar solidário é um meio que o grupo utiliza para arrecadar o dinheiro que garante a alimentação de cães e gatos e a castração de alguns deles. Mais de 500 itens estão à venda a preços baixos, dentre os quais roupas e calçados usados, brinquedos e peças para pets. Somente no primeiro dia, foram arrecadados mais de 300 reais.

“Quando encontramos animais já em período de reprodução, eles precisam ser castrados com urgência e não podemos esperar a cota do CCZ, pois há risco de crias. Nesse caso, o dinheiro que conseguimos com o bazar também é usado para essas castrações. Além disso, alguns deles precisam de remédios”, esclareceu a coordenadora da atividade.

Mas o grupo é diversificado. A professora Helenires Souza, do Instituto de Ciências Biológicas da Ufam, também é voluntária do Desabandone. “Nós colaboramos com tudo, desde doações e vendas no bazar até oferecimento de lar temporário para alguns animais. Inclusive, tem um filhote de gato que a mãe rejeitou e que eu levei para casa por um tempo para ser amamentado pela minha gata, porque ela teve filhotes recentemente”, contou a docente.

O Bazar ainda tem a função de agregar pessoas em torno da mesma causa. Ramon Linhares e Nathalie Lima são estudantes do curso de Biologia de uma universidade particular. Eles conheceram o projeto num bazar na FCA e desde então participam ativamente do grupo. Alunos dos cursos de Engenharia de Pesca, Administração e de mestrado também colaboram.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable