ProGesp inicia projeto “Prepara Ufam para a aposentadoria”

Pró-Reitora faz abertura do curso sobre aposentadoriaPró-Reitora faz abertura do curso sobre aposentadoriaA Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas iniciou nesta segunda-feira, 26, o projeto piloto “Prepara Ufam para a aposentadoria”. Cerca de 13 servidores estiveram presentes e puderam participar das atividades programadas para hoje. O objetivo do projeto é auxiliar os servidores para a aposentadoria, com orientações nos aspectos previdenciários e psicossociais. As inscrições para a participação no programa seguem até o dia 28 de setembro. 

Duas palestras foram proferidas aos servidores: “Ressignificando o trabalho”, proferida pela professora da Faculdade de Psicologia –Fapsi-, Rosângela Dutra e “Afetividade e redes sociais”, proferida pela psicóloga do CAIS, Adenilda Arruda. As palestras buscaram esclarecer alguns questionamentos que os servidores têm com relação a uma nova etapa da vida e também como enfrentá-la.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Káthya Thomé, promoveu a abertura do evento, desejando a todos que o projeto responda bem aos seus objetivos e possa contribuir imensamente com o processo de aposentadoria dos servidores. “Esta atividade faz parte de todo o programa de aposentadoria do servidor (concessão de medalha, entrega de troféu, carta de agradecimento no momento de recepção da portaria de aposentadoria). Este curso é para aqueles que ainda não se aposentaram. A proposta é que isso se transforme em uma política de gestão de pessoas para que todos os servidores tenham conhecimento de uma nova etapa em suas vidas”, disse a pró-reitora.

A solenidade de abertura também contou com a participação da diretora do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida da ProGesp, Nikeila Chacon, que afirmou que o projeto é para preparar o servidor para a aposentadoria. “Nós começamos a trabalhar essa proposta pensando nos vários segmentos que o servidor precisa ter. Ele passa uma vida na Instituição, percorre um tempo e nem todos tem acesso as informações necessárias no momento de se aposentar. É um movimento que vem ocorrendo em várias Instituições e tivemos a oportunidade de estudar uma proposta e estamos iniciando o processo. Foi uma proposta coletiva (não foi o DSQV que elaborou a proposta sozinho e sim uma equipe multiprofissional). Em linhas gerais vamos trabalhar três segmentos principais: a parte da saúde, a financeira e as habilidades”, afirmou a diretora.

O servidor Francisco Gaspar de Oliveira (Chiquinho), trabalha no setor de transporte da prefeitura do campus, afirmou estar gostando do curso porque dá orientações de quando chegar o momento da aposentadoria. “Estou gostando do curso porque dá uma série de orientações para quando chegar o momento de se aposentar. É um processo de adaptação para quando deixarmos o local de trabalho. É difícil enfrentar a mudança do dia a dia. O curso vai esclarecer o que fazer e ter o conhecimento de todo este processo”, disse o servidor.    

 

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable