Painel sobre Educação Básica em pauta no segundo dia do Fórum da Graduação (ForGrad)

Evento integra o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD) que tem como objetivo apresentar o Plano Nacional da Graduação (2004) para análise, discussão, avaliação e aprimoramento por meio de seminários, painéis e mesas redondas.

Debatedores do Painel "Formação de professores para a educação básica"Debatedores do Painel "Formação de professores para a educação básica"

Mediada pelo pró-reitor de Ensino de Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, professor doutor Miguel Arcanjo de Freitas Júnior, o Painel "Formação de professores para a educação básica" apresentou as reflexões dos pró-reitores de Graduação da Universidade Federal da Paraíba, da Universidade Estadual de Londrina e do Instituto Federal do Amazonas, os quais pontuaram desafios e abordaram assuntos como carreira, condições de trabalho e reformulação curricular de Licenciaturas para aprimorar o Plano Nacional de Graduação.

Em seu pronunciamento, a pró-reitora da Universidade Federal da Paraíba, professora Ariane Norma de Menezes Sá, delineou o perfil ideal para professores formadores. "É importante que o professor tenha atitude de formador, pois sempre servirá de exemplo para futuros professores e o formador ideal deveria ser um intelectual com sólida formação conceitual e que pudesse, ao mesmo tempo, levar o seu aluno a refletir sobre a futura prática docente", destacou a docente.

A Pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade Estadual de Londrina, professora Ângela de Souza Lima ressaltou a necessidade de enfrentar coletivamente os desafios da formação docente. “O foco da minha contribuição não é uma discussão teórica e nem um estudo de caso da Universidade Estadual de Londrina, mas uma espécie de estudo de caso utilizando como recurso metodológico o relato de uma trajetória de trabalho de um grupo de sete pró-reitores de graduação que criam potencialidades e empoderamento através de suas respectivas participações políticas”, ressaltou a palestrante ao destacar a relevância do Fórum permanente de formação de professores nos Estados e do Fórum das Licenciaturas.  

Durante sua explanação, o diretor acadêmico do Ensino Superior do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), professor Nilton Paulo Ponciano, apresentou a verticalização do ensino e sua integração com a pesquisa e a extensão em benefício da sociedade como missão dos Institutos Federais e chamou atenção para que a construção de políticas considerem as diferenças regionais. "Os Institutos Federais têm como missão promover a eficácia nas respostas de formação profissional, a construção, a difusão e a democratização do conhecimento científico e tecnológico, mas esbarra no desafio das diferenças regionais. Temos contextos plurais e isso deve ser considerado, caso contrário, continuarão a ser construídas políticas excludentes”, observou o palestrante.

Delegação do Instituto Natureza e Cultura de Benjamin Constant no ForGradDelegação do Instituto Natureza e Cultura de Benjamin Constant no ForGradINC no ForGrad

Participante do Fórum, o professor Max de Souza Pinheiro, coordenador acadêmico do Instituto Natureza e Cultura (INC), unidade acadêmica da UFAM em Benjamin Constant, destaca a contribuição do Fórum para o corpo docente do INC. "Esse Fórum é sinônimo de troca de conhecimentos e também de informações novas. O INC trouxe uma delegação de cinco coordenadores de curso, os quais são também presidentes de núcleos estruturantes dos respectivos cursos. As ideias apresentadas nesse Fórum servem para nos orientar quanto aos rumos da educação nacional”, comentou o coordenador acadêmico do INC.  

Arivano Sousa é administrador na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA). Ele está atento ao conteúdo para desempenhar melhor suas atribuições na unidade em que atua. “Meu maior interesse no ForGrad 2016 é a possibilidade de aprender um pouco mais sobre temas importantes e poder utilizar esse aprendizado de forma estratégica na unidade em que atuo. Tenho muita expectativa em relação às palestras sobre qualificação de professores para o ensino superior, sobre Educação a distância e, principalmente, sobre avaliação do ensino de graduação para combate à retenção e à evasão”, comentou o servidor.

Programação

O ForGrad encerra nesta sexta-feira, 2, com as palestras "Financiamento e fomento da Educação Superior" e "Política Nacional para a Graduação: um projeto para o Estado Brasileiro". 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable