Ufam realiza palestra sobre os diferentes tipos de vistos estudantis
A Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII), em parceria com a Seção Consular da Embaixada dos Estados Unidos, realizou na tarde desta terça-feira (9), no Auditório Rio Amazonas, localizado na Faculdade de Estudos Sociais (FES), setor Norte do Campus, a palestra sobre os diferentes tipos de visto estudantis, com o objetivo de estimular os alunos da Instituição a investir em intercâmbio nos Estados Unidos.
No evento, os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre o tema com o vice-cônsul, Daniel Verbonski, e a funcionária da Embaixada, Patrícia Araújo, que apresentaram os vistos de categoria F1, destinado para estudantes que querem cursar o ensino superior no país, e J1, destinado para discentes ou docentes de pesquisa; além de intercâmbios destinados para professores e pesquisadores; e o programa de trabalho “Summer Work and Travel”.
“Quando vocês forem realizar a entrevista para o visto nós vamos querer saber qual o objetivo da sua visita; queremos saber sobre a sua família; se você teria dinheiro para custear os seus estudos, seja por meio de seus pais ou bolsas de estudos”, relata o vice-cônsul, Daniel Verbonski.
“Além disso, importante que vocês estejam preparados para conversar um pouco em inglês com o Cônsul que realizar a entrevista, pois nós também precisamos ver que vocês possuem certo nível de proficiência para acompanhar as aulas”, ressalta Patrícia Araújo.
Importância
Segundo a estudante Jakeline Xavier, do sétimo período do curso de Jornalismo, foi uma ótima oportunidade para os discentes sanarem algumas dúvidas básicas para a emissão dos documentos estudantis. “A realização destas palestras são importantes, porque a maioria dos acadêmicos e professores tem interesse em realizar a especialização fora do país, mas muitas vezes não tem acesso à informação e esse evento permite que a faculdade possibilite ao aluno esse conhecimento”, afirma a estudante.
O Assessor da ARII, professor Naziano Filizola, apresentou ao público presente, as atividades realizadas pela Assessoria e pelo Núcleo de Línguas (Nucli). “Um dos testes de proficiência mais aceitos pelas Universidades Americanas é o TOEFL e hoje, aqui na Universidade, o Nucli realiza esta prova”, informa o professor.