Acordo entre Ufam e universidade de Kagoshima estimula intercâmbio de conhecimento
Firmado pelo Curso de Letras – Língua Japonesa, por meio da Assessoria de Relações Internacionais (Arii), com vigência de cinco anos, este é o primeiro acordo celebrado entre a Ufam e uma Universidade Japonesa.
A parceria dará aos discentes, docentes e técnicos selecionados pelo departamento do Curso, a possibilidade de fazer uma imersão de um ano no idioma, literatura e cultura japonesa para ampliar seus estudos.
A colaboração prevê também o recebimento de alunos da universidade japonesa para cursar disciplinas, relacionadas com a sua área de formação, no Campus de Manaus. Além de estimular pesquisas na área de literatura comparada entre os discentes nos dois idiomas e a realização de eventos entre as Universidades.
Segundo o coordenador do Curso de Letras – Língua e Literatura Japonesa, professor Cácio José Ferreira, o acordo visa o contato efetivo com elementos importantes para que o aluno amplie a sua capacidade linguística e cultural. “Esta colaboração estimula a produtividade do ensino, a pesquisa científica, a criatividade cultural em suas múltiplas formas e dará maior visibilidade ao curso de japonês da Ufam”, afirmou.
Para o aluno finalista do Curso de Letras Língua e Literatura Japonesa Wendell Martins, que fará o intercâmbio em outubro com duração de um ano, a viagem contribuirá para a formação acadêmica e pessoal. “Na Ufam, estudamos a língua, a literatura e, tópicos relacionados à cultura japonesa, mas um intercâmbio nos dará a proximidade necessária para elevar o curso e a formação dos alunos a um novo patamar, e consequentemente formando profissionais mais capacitados”, concluiu.