Egresso do Curso de Ciências Econômicas da Ufam é aprovado em dois Mestrados na Alemanha
Graduação contribuiu para a aprovação em uma das 80 melhores universidades do mundo
Gabriel da Cunha Lins, 24, é formado em Ciências Econômicas pela Ufam desde 2014, e recentemente foi aprovado em dois mestrados na Alemanha: um em Economia e outro em Economia Internacional. Ele optou cursar o mestrado em Economia Internacional na Eberhard Karls University, considerada uma das 80 melhores universidades do mundo, segundo a Times Higher Education (2016), revista inglesa que publica artigos e notícias sobre a educação superior. Mas antes de alcançar a aprovação, Gabriel teve um longo percurso de estudos.
Trajetória acadêmica
Ainda no ensino médio Gabriel teve a oportunidade de conhecer a profissão de Economista através de uma palestra em sua escola. Em 2010, ele ingressou no curso de Ciências Econômicas, da Faculdade de Estudos Sociais (FES). No período de 2011-2012, o acadêmico desenvolveu um projeto de Iniciação Científica (PIBIC), cujo título foi “A indústria de equipamentos e materiais médicos, hospitalares e odontológicos no Amazonas: caracterização e perspectivas”, sob a orientação do professor Mauro Thury de Vieira Sá.
Em 2014, ele concluiu a graduação com a monografia “Determinantes do Investimento Direto Estrangeiros (IDE) na América do Sul, no período de 2001 a 2011”, que logo depois foi indicada ao XII Prêmio Amazonas de Economia, do Conselho Regional de Economia (Corecon-Am), ficando em primeiro lugar na categoria Melhor Monografia do ano. (Clique Aqui). Posteriormente a monografia foi indicada ao Prêmio Brasil de Economia.
Eberhard Karls University, uma das universidades mais antigas da Alemanha. Foto: facebook.com/unituebingen
Pós-Graduação no exterior
Logo após a conclusão do curso de graduação, Gabriel foi morar na Irlanda com o objetivo de aprender o Inglês e estudar para as seleções de mestrado em Economia, oferecidas na Alemanha. Em 2015 decidiu morar em Berlim, capital, para se habituar a outro idioma: o Alemão. Após meses de estudos, Gabriel foi aprovado em junho de 2016 nos mestrados em Economia e Economia Internacional da Eberhard Karls University, uma das universidades mais antigas da Alemanha, localizada em Tübingen, ao sul de Stuttgart. Por lá estudaram oito ganhadores do Prêmio Nobel, nas áreas de Química, Física e Medicina.
Segundo Gabriel, a graduação na Ufam em Ciências Econômicas contribuiu para as aprovações. “A seleção dos candidatos para os mestrados tem como base fatores como currículo e matérias estudadas durante a graduação. Um dos fatores mais importantes foi durante a última etapa, na entrevista, quando fizeram perguntas sobre tópicos estudados na graduação. Graças a minha formação, consegui respondê-las”.
Gabriel optou pelo mestrado em Economia Internacional pois esta oferece mais oportunidades de trabalho. “Eu optei porque pretendo trabalhar na área de Investimentos Internacionais ou na área de Comércio Internacional. Vejo que com esse mestrado terei mais chances de trabalhar nessas áreas. São dois anos de estudos.”
Para quem pretende fazer uma pós-graduação fora do Brasil, o mestrando dá algumas dicas. “Primeiramente aprender inglês pois a maioria dos mestrados internacionais são nesse idioma. Segundo: muita coragem, principalmente pelo fato de ser um pais [Alemanha] completamente diferente (língua, cultura, pessoas). Então, deve-se ter mente aberta para se adaptar a tudo isso”.