Palestra "Nosso ambiente de cada dia" abre Semana do Meio Ambiente no CCA

Professora Olívia Simão destacou a importância do agir para transformar.Professora Olívia Simão destacou a importância do agir para transformar.A conferência magna foi proferida na tarde desta quarta-feira, 8, pela professora Maria Olívia Simão, no auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA).

Durante a solenidade de abertura, a diretora do Centro de Ciências do Ambiente (CCA), professora Therezinha Fraxe, destacou que o Dia do Meio Ambiente é apenas mais um dia para lutar por um Planeta desenvolvido de forma Sustentável. "O Dia do Meio Ambiente, para nós, do Centro de Ciências do Ambiente - com suas três divisões e um programa de pós-graduação coordenado pelo professor Henrique Pereira - é todo dia. Trabalhamos incansavelmente por um planeta desenvolvido de forma sustentável", discursou a diretora do CCA.


O coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA), professor Henrique Pereira, comentou que a UFAM é uma instituição pioneira nas questões ambientais. "O nosso Centro de Ciências do Ambiente (CCA) foi idealizado em 1989, momento em que o país mal conhecia sua legislação ambiental; tínhamos os primeiros anos de funcionamento pleno do Conselho Nacional do Meio Ambiente e era véspera do grande evento da II Conferência Mundial do Meio Ambiente, que foi realizada no Rio de Janeiro. A Universidade começa a se estruturar criando um órgão suplementar dedicado a essa temática. Da mesma época, por exemplo, é o Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília, um dos nossos principais parceiros no doutorado", relatou o coordenador do PPGCASA.

Ao Centro, diretora do CCA, professora Terezinha Fraxe, durante a abertura do evento.Ao Centro, diretora do CCA, professora Terezinha Fraxe, durante a abertura do evento.Presente na solenidade, o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Castro, relembrou o evento alusivo à Semana do Meio Ambiente na sede do Poder Legislativo Estadual, em que a UFAM recebeu homenagem, representada pela professora Therezinha Fraxe. "É uma satisfação estar aqui e eu quero me congratular com o CCA, pois este evento é uma continuação do evento de sexta-feira passada em que a professora Therezinha Fraxe recebeu homenagem na Assembleia Legislativa por todo o trabalho que desenvolve, tanto junto a doutores com Phd quanto junto ao mais humilde produtor rural, e tudo isso sem nunca perder o carisma, a humildade e o compromisso com a militância ambiental. Com isso, a parceria entre UFAM e ALE só se fortalece.", declarou o deputado estadual.

Conferência Magna

A conferência magna foi proferida pela professora doutora Olívia Simão. Durante sua palestra, ela enfatizou a necessidade do agir para transformar. "Sem educação ambiental, jamais teremos uma consciência ambiental. É unânime que precisamos fazer algo. A UFAM tem institucionalizada sua Política Ambiental e precisamos falar mais disso. Todos são protagonistas pra implementar as diretrizes que constam ali. Vocês recebem seus diplomas aqui, mas devem dar a contrapartida para  a instituição. É mais do que consciência, precisamos de mudança de atitudes. E nesse ponto, eu cito duas iniciativas que demonstram muito bem o que é o agir para transformar. O SOS Animais e o Coletivo feminista da UFAM. O Coletivo feminista investe em coisas aparentemente simples como a solidariedade feminina. Pelos banheiros, espalhou a ideia de deixar uma caixinha com absorventes, para aqueles momentos em que as mocinhas são pegas de surpresa. A ideia ‘Use quando necessário; deixe um, quando possível’ é um agir para transformar. O SOS Animais é um protagonismo semelhante, em que acadêmicos de diversos cursos da UFAM cuidam dos animais domésticos abandonados no Campus Universitário. O agir para transformar pode ser observado também nos alunos que se revezam para transportar colegas com deficiência. Isso é solidariedade e compromisso com o outro. Reflexões que parecem pequenas, mas não são, pois não é o saber científico que vai trazer as respostas que precisamos para o meio ambiente, mas o mais fazer e o menos o pensar. Mobilizar para transformar, essa é a ideia. Precisamos aumentar o convencimento das pessoas em relação a isso", disse a palestrante.


Descarte Correto
Carol Dinelli apresentou atividades da empresa social Descarte Correto.Carol Dinelli apresentou atividades da empresa social Descarte Correto.A programação também contou com a exposição do trabalho da Descarte Correto, uma empresa social que transforma lixo eletrônico em benefícios econômicos e sociambientais. A representante da empresa, Carol Dinelli, expôs aos participantes os trabalhos desenvolvidos pela empresa social. "Anualmente, são descartadas 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico no mundo e o Brasil ocupa a liderança entre os países emergentes na geração de lixo tecnológico  per capita. Temos em vigor h uma economia linear, que envolve a utilização de recursos da natureza para produzir tecnologia, levar ao uso e, em seguida, ao descarte. Propomos uma economia circular, com reutilização do que se consome eletronicamente. Com essa ideia, temos recuperado computadores e oferecido a baixo custo para comunidades que nunca tiveram acesso, promovemos cursos de informática à preços acessíveis e levamos nossos coletores pela cidade, contribuindo para que as pessoas descartem corretamente o lixo eletrônico. Inclusive, amanhã e depois de amanhã, nosso coletor de lixo eletrônico estará na Universidade Federal do Amazonas".

O estudante do primeiro período do curso de Engenharia Florestal, 
Wallace Nunes Santos, acredita que o evento favorece a familiarização com profissionais da área.  "Acredito que essa palestra tem muito a acrescentar na minha formação, pois vai me dar experiência em eventos voltados à natureza, além de conhecer grandes profissionais dessa área."

 

 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable