Na semana do meio ambiente, AgroUfam é homenageada na Assembleia Legislativa

Ao centro, professora Terezinha Fraxe no momento da homenagem.Ao centro, professora Terezinha Fraxe no momento da homenagem.A AgroUFAM - feira da produção familiar - é uma estratégia para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais da qual participam 12 municípios. 

Representaram a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) na cerimônia alusiva à Semana do Meio Ambiente a Pró-reitora de Inovação Tecnológica, professora Socorro Chaves, e a coordenadora do Núcleo de Socioeconomia da UFAM e diretora do Centro de Ciências do Ambiente (CCA), professora Therezinha Fraxe. O propositor da homenagem, deputado Luiz Castro, do partido Rede Sustentabilidade, destacou, durante a abertura da Sessão Especial, que a cerimônia tinha o propósito de reconhecer as pessoas que se dedicam, permanentemente, à causa da sustentabilidade ambiental. "Cada um de nós que está aqui tem um compromisso sério com a causa ambiental e aproveito para saudar representações sociais como a Compaixão animal, a Associação dos catadores e catadoras de Manaus, os integrantes do Movimento Manaus Mais Verde,os representantes do Movimento Ficha Verde, da União de Política Animal (UPA) e a professora Therezinha Fraxe, uma incansável militante da causa ambiental que, à frente do Núcleo de Socioeconomia da UFAM, realiza, praticamente, o milagre da multiplicação dos recursos, envolvendo professores, alunos, comunidades. Todos vocês são verdadeiros protagonistas nas causas a que se dedicam e grandes parceiros da Comissão de Meio ambiente da Assembleia Legislativa", discursou o deputado. 

Com mais de trinta anos dedicados a pesquisas e experimentos na área da Agronomia, a agraciada com o diploma do Mérito Legislativo pela UFAM, professora Therezinha Fraxe, atribuiu a homenagem à constante contribuição da Universidade Federal do Amazonas para as políticas ambientais no Estado do Amazonas e destacou a AgroUFAM como um programa bem-sucedido para toda a sociedade amazonense. “Nossa contribuição é realizada cotidianamente através do Núcleo de Socioeconomia da Universidade (NUSEC), do Centro de Ciências do Ambiente (CCA) e da AgroUFAM - nossa feira da agricultura familiar - um símbolo inequívoco de troca de conhecimento. Na minha vida acadêmica foi uma ação buscada por muitos e muitos anos, pois não é fácil construir e constituir um território como foco de troca de conhecimentos entre a sociedade e a academia. A Agroufam é como um selo ambiental para a UFAM, um trabalho com questões eminentemente ambientais, com agregação de valor: valor econômico, cultural, ambiental e político. É um dever que cumprimos com alegria”, afirmou a docente homenageada.

Parceria consolidada

A homenageada declarou ainda que o deputado propositor da homenagem é um parceiro constante da Universidade no que se refere às questões ambientais. “Ele luta contra o uso de agrotóxicos e demais venenos. Na minha ação cotidiana essa homenagem que ele propôs é, ao mesmo tempo, um reconhecimento e a explícita consolidação de uma parceria entre a Universidade e os poderes constituídos”, afirmou professora Therezinha Fraxe.

Para a pró-reitora de Inovação Tecnológica, professora Socorro Chaves, a UFAM é uma das referências importantes no Estado do Amazonas e na região amazônica com trabalho significativo na área de tecnologias sociais. "A UFAM tem várias pesquisas e trabalhos de extensão na área de inovação social. A AgroUfam, que hoje recebe essa homenagem, é vinculada ao Parque Científico e Tecnológico (PCTIS) da Universidade. Para nós é uma premiação importante por mostrar o quanto esse parque contribui para o desenvolvimento sustentável da nossa região", disse a Pró-reitora.

A solenidade ocorreu nesta sexta-feira, 3, no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable