Videoconferência leva capacitação para servidores de unidades da Ufam fora da sede
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGesp) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) está desenvolvendo o projeto-piloto "Reduzindo distâncias, compartilhando conhecimento", que dará início a uma ação de capacitação nas unidades fora da sede, por meio de novas tecnologias da informação e comunicação - TIC’s -, a partir do segundo semestre de 2016.
O projeto realizou na tarde desta sexta-feira (20), a primeira videoconferência experimental, com servidores e técnicos da unidade de Benjamin Constant. De Manaus, Wellington Gonçalves e Vanusa Firmo, ambos servidores do Departamento de Administração de Pessoas - Dapes - palestraram sobre orientações em relação à área de gestão de pessoal. A abertura da primeira videoconferência foi realizada pelo diretor do Dapes, Luiz Neves Neto. Cerca de 30 servidores da unidade participaram e tiveram dúvidas esclarecidas. Na terça-feira (24), acontece a segunda videoconferência prevista, desta vez com a unidade de Itacoatiara. Mais 30 servidores deverão participar, totalizando 60 técnicos e docentes alcançados.
O projeto-piloto é da ProGesp, em parceria com o Centro de Educação à Distância da UFAM, e tem por objetivo reduzir distâncias e compartilhar conhecimentos, numa perspectiva de redução de custos sem deixar de ofertar capacitação para as Unidades fora da Sede. Assim, as primeiras Unidades contempladas são Benjamin Constant e Itacoatiara, em um total de duas videoconferências. Conforme sua repercussão, será expandida para as demais unidades fora da sede.
Segundo a pedagoga da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento da ProGesp, Mônica Barbosa, as duas videoconferências são uma preparação para um projeto macro que acontece ainda em 2016. "Itacoatiara e Benjamin Constant já haviam manifestado a necessidade de receber orientações quanto à temática de Direitos e Deveres, além de informações sobre férias. Temos a intenção de elaborar um projeto que vai contemplar as demais unidades fora da sede", sublinha Mônica.