HUGV realiza ações de sensibilização no dia internacional de higienização de mãos
Para comemorar o Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado em 5 de maio, o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), filial da Empresa Brasileira de serviços Hospitalares (Ebserh) promoveu uma série de atividades em todo o hospital para conscientizar os profissionais de saúde da importância da higienização das mãos para prevenir e reduzir infecções, promovendo a segurança do paciente.
A ação foi planejada em duas frentes de atuação, para alcançar todos os servidores. Um estande no corredor principal do Hospital Universitário mostrava um leito simulado onde se demonstrou os cinco momentos em que deve ser feita a higienização das mãos, além de um profissional para abordar os servidores e distribuir material informativo.
A outra frente de atuação foi composta por funcionários do hospital fantasiados de “Mão”, “Sabão” e “bactéria”, e acompanhados de servidores cantando uma paródia da música “metralhadora”, adaptada para informar da importância da lavagem de mãos para a segurança do paciente. Esta frente foi a todas as clínicas do HUGV, utilizando a abordagem lúdica para lembrar aos colegas da importância da higienização das mãos. Foi também realizada uma dinâmica onde os servidores tinham suas mãos cobertas com tinta guache e depois convidados a lavarem as mãos normalmente, para que pudessem verificar onde a lavagem de mãos poderia ser melhorada.
O coordenador da ação, enfermeiro Jefferson Gonçalves, responsável pelo Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde do HUGV ressaltou: “Estamos entrando nas clinicas falando sobre a importância da higienização das mãos, chamando os profissionais para ouvir as orientações de uma técnica, que avalia o que eles já sabem e o que ainda pode ser implementado. Com essa forma lúdica estamos conseguindo a sensibilização e estamos vendo uma adesão muito boa dos funcionários, é tanto que vamos repetir a ação em todos os turnos, para que possamos atingir todos os colegas”.