UFAM discute na primeira semana de maio, perspectivas e futuro da cadeia produtiva de juta e malva no Amazonas que atravessa crise

Banco de sementes da juta (germoplasma), na Fazenda Experimental da UfamBanco de sementes da juta (germoplasma), na Fazenda Experimental da UfamA discussão de alternativas para melhorar a produção de juta e malva no Amazonas é o tema de workshop que acontece das 8h às 18h nos dias 4 e 5 de maio no Auditório Copaíba, no Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

O Amazonas é o maior produtor de fibra de juta e malva do Brasil. Dados de 2013 apontam que foram produzidos 7.850 toneladas no País. Desse total, segundo os dados do IFFIBRAM, o Amazonas produziu 6.570 toneladas. Apesar de ser o líder em produção, os números estão em queda.

“O setor passa por uma crise, uma vez que há pouca semente no Estado. Ela vem do Pará e existe muita burocracia para chegar até aqui, pois a semente não é certificada. Precisamos discutir alternativas para a produção de semente e melhorar a vida do produtor”, disse a coordenadora do evento, professora Albejamere Castro.

O evento está sendo promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas (FAPEAM) e organizado pelo Núcleo de Socioeconomia da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), o qual tem como tema o 2º Workshop de Estratégias de Dinamização da Cadeia Produtiva de Juta e Malva no Estado do Amazonas.

Mesas-redondas, apresentação de trabalhos técnico-científicos, oficina de capacitação e relatos de experiências e mostra de produtos fabricados a partir das fibras de malva fazem parte da programação.

O público-alvo será formado por agricultores, técnicos de extensão rural, pesquisadores, professores, alunos, indústrias do segmento e representantes governamentais.

A questão norteadora é o futuro da produção de malva na visão da indústria, de representantes do setor e de órgãos estaduais e federais, a pesquisa e extensão para o setor de fibra de malva e os desafios e potencialidades para criação de uma política de apoio à cadeia de juta e malva no Amazonas.

Além disso, haverá uma oficina de capacitação de produção e beneficiamento de semente de malva na Fazenda Experimental da UFAM, com visita à primeira coleção de banco de sementes da juta (germoplasma) do Amazonas, bem como aos experimentos que envolvem esta cultura.

Notícia relacionada

Nusec realiza nos dias 04 e 05 de maio o 2º Workshop sobre Juta e Malva

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable