Vice-reitor da Unisinos é recepcionado na Ufam e debate convênio entre as duas Instituições

Vice-reitor da Unisinos é recebido pelo pró-reitor de pesquisa, Gilson Monteiro.Vice-reitor da Unisinos é recebido pelo pró-reitor de pesquisa, Gilson Monteiro.O pró-reitor de pesquisa, Gilson Monteiro, e o assessor adjunto de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam, Ingo Daniel Wahnfried, recepcionaram nesta sexta-feira, 15, no gabinete da reitoria, no Centro Administrativo, o vice-reitor da Unisinos, José Ivo Follmann. A recepção contou com a participação da professora do Instituto de Natureza e Cultura de Benjamin Constant - INC -, do Programa de Pós-graduação Sociedade e Cultura na Amazônia - PPGSCA - e, coordenadora do Núcleo Afro-Indígena do INC, Renilda Aparecida Costa.

O pró-reitor de pesquisa, Gilson Monteiro, e o assessor adjunto de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Ingo Daniel Wahnfried recepcionaram, nesta manhã, 15, no gabinete da reitoria da Ufam, o vice-reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos -, José Ivo Follmann, e a professora do INC, Renilda Aparecida da Costa. O encontro, além de um gesto de cordialidade ao vice-reitor em razão de sua participação em um evento na Ufam na quinta-feira, serviu para abertura de diálogo referente à possibilidade de convênios entre as duas instituições acadêmicas.

O assessor adjunto de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Ingo Wahnfried, ressaltou o interesse da Ufam em promover convênios com instituições de ensino, mas afirmou que é necessário ter critérios para isso. “É importante firmar convênios em razão da troca de conhecimento. Para estabelecer acordos de cooperação com universidades públicas é mais fácil. Com universidades privadas existe uma determinação da Procuradoria Federal que coloca algumas regras para se firmar o acordo. É necessário ter uma justificativa para se estabelecer o acordo. É preciso seguir os argumentos estabelecidos pela lei”, ressaltou Ingo Wahnfried.

“Quero agradecer por ter aceitado o convite e quero dizer que esta administração não tem nenhum problema em conversar com qualquer instituição pública, privada ou confecional. Tentamos melhorar a qualidade das relações, principalmente, com relação à pós-graduação. Este encontro abre as portas para possíveis acordos com a Unisinos em diversas áreas”, disse o pró-reitor de pesquisa, Gilson Monteiro.

O vice-reitor da Unisinos, José Ivo Follmann, agradeceu a recepção e afirmou o interesse de estabelecer acordos com o objetivo de trocar conhecimento. “Agradeço o convite para este encontro e dizer que estamos aqui para discutir possibilidades de firmarmos acordo para troca de conhecimento e cooperar com as demandas”, destacou o vice-reitor.

A professora do PPGSCA e do INC, Renilda Aparecida Costa, destacou a importância de duas instituições estarem reunidas para discutir a possibilidade de estabelecerem convênios. “Fiz doutorado na Unisinos e atuo no PPGSCA, no Instituto de Natureza e Cultura de Benjamin Constant da Ufam e coordeno o Núcleo Afro-Indígena do INC. Já tenho uma relação com a Unisinos por conta do doutorado e estou fazendo pós-doutorado. Fico agradecida em estar aqui discutindo o interesse em estabelecer convênio entre as duas instituições. O convênio abre portas para ampliar o conhecimento”, disse a professora.   

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos - é uma instituição de ensino superior privada jesuíta localizada na cidade de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable