Apresentação teatral, gincanas e oficinas marcam a III semana de Segurança do Paciente do HUGV
O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV/Ufam), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza, de 4 a 8 de abril, a III Semana de Segurança do Paciente do HUGV, com atividades como apresentações teatrais, sessões de cinema, gincanas e oficinas. A Semana de Segurança do Paciente é um evento que está sendo realizado em todos os hospitais geridos pela Ebserh.
Na abertura, um esquete teatral coordenado pela equipe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do HUGV e pelas palhaças “Miojo” e “Yakissoba” apresentaram, com muito humor, a necessidade de se notificar casos ocorridos no hospital para buscar a melhoria contínua de processos e a segurança do paciente e uma paródia musical com o intuito de facilitar a assimilação das informações.
Segundo o Superintendente do HUGV, Rubem da Silva Jr., a realização da semana é mais um passo na implantação de uma nova cultura de segurança, cumprindo a política nacional de segurança do paciente. “O evento está cada vez mais abrangente, em tema e em ações, e só podemos esperar que a próximas edições sejam cada vez maiores e melhores. Muito interessante é a utilização de um esquete de humor para transmitir aos colegas do hospital a importância de se notificar ocorrências e de atitudes simples, como lavar as mãos. O caráter lúdico - o humor - traz uma facilidade de compreensão maior que um discurso ou palestra do mesmo assunto, e é uma maneira divertida e atraente de se passar informações importantes”.
A chefe do Setor de Vigilância em Saúde do HUGV, Taís Galvão, também avalia positivamente o evento, ao comentar o investimento em alternativas lúdicas em eventos realizados próximo aos locais de trabalho. “Na edição anterior, tentamos levar o evento para o Auditório Dr. Zerbini, na Faculdade de Medicina, a fim de trazer mais conforto aos participantes. Infelizmente, isso trazia dificuldades para os colegas do hospital, devido a sua rotina, estarem no evento. Agora, voltamos a fazer o evento nos locais de trabalho das pessoas e realizamos diversas atividades, como um cine pipoca, palestras itinerantes nas clínicas, oficinas, e uma gincana de lavagem de mãos. Tivemos na abertura a participação de todas as pessoas da assistência, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, entre outros – todos participaram. E é isso que queremos, passar a mensagem ao maior número de pessoas e inseri-las realmente na cultura de promoção da segurança do paciente em seu dia a dia”, afirmou.
Veja mais:
III Semana Segurança do Paciente HUGV: paródia música metralhadora/lavagem de mãos - https://www.youtube.com/
III Semana Segurança do Paciente HUGV: Encenação de Abertura - https://www.youtube.com/watch?