II Seminário de Filosofia discutiu “Filosofia e Educação” em seu primeiro dia
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia (Gepemfilo), do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas (DFil/Ufam), promoveu na tarde desta terça (15), no auditório Rio Solimões, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), a conferência de abertura do II Seminário de Filosofia – Filosofia e Educação: formação e práxis educativa com a palestra “Filosofia e Educação: cercanias de um diálogo”, do professor Dr. Cláudio Almir Dalbosco e mediação do Pró-reitor Adjunto da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), professor Nelson Matos de Noronha.
A conferência tratou da relação entre a Filosofia e a Educação na atualidade, com ênfase no questionamento sobre a formação do docente que trabalhará com jovens do ensino médio. De acordo com o palestrante, Professor Cláudio Almir Dalbosco, “É preciso oportunizar momentos coletivos onde os professores que estão trabalhando nas escolas com todas as dificuldades que há sentam junto com os professores que na Universidade são responsáveis pela formação de novos professores”, enfatizou.
O conferencista falou também sobre alguns obstáculos que impedem essa relação e dificultam o diálogo entre áreas afins, e esclareceu que partindo do princípio de que a educação é uma das principais formas de aperfeiçoamento do ser humano, é necessário garantir uma formação completa do docente com enfoque não apenas no profissional, mas no diálogo e mediação.
Segundo o coordenador do evento, professor Deodato Ferreira da Costa, este é um momento propício para a análise do ensino em Filosofia, “Nós temos então,Professores Deodato Ferreira da Costa e Cláudio Almir Dalbosco, da esq. para direita hoje o prazer de ter uma conferência com um professor que se dedica a esse estudo, desse elo que nós chamamos de cercania, fazer esse momento de envolver Filosofia e educação”, disse.
O seminário
Destinado aos professores da educação básica e superior e aos discentes do curso de graduação em Filosofia e áreas afins da Ufam e outras instituições. O Seminário segue até 18 de março, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia: Metodologia, Didática e Ensino de Filosofia (GepemFilo), o evento tem como proposta a discussão sobre o ensino de filosofia tentando buscar quais as metodologias e didáticas mais afeitas e efetivas para o ensino de Filosofia.