Faced tem II Encontro de Formadores da Educação do Campo
Professores fazendo apresentação A Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas promoveu a abertura, nesta segunda-feira, 14, do II Encontro de Formadores da Educação do Campo. O Encontro ocorre no auditório da Faced, no setor Norte do campus, hoje e amanhã (14 e 15), e tem por finalidade retornar ao processo formativo de professores das escolas multiseriadas de 43 municípios do Amazonas.
A mesa de abertura contou com a participação do representante do Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), Xavier Carvalho Sousa Neto, do pró-reitor de ensino de graduação, Lucídio Rocha, da vice-diretora da Faculdade de Educação, Francisca Carvalho, da subsecretária de educação municipal, Alzenir Trajano, do representante do secretário estadual de educação, Nilton Carlos Teixeira, da coordenadora pedagógica do curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo, Heloisa da Silva Borges e da coordenadora adjunta, Arminda Mourão.
O evento reúne professores de diversos municípios que estarão participando do curso “Aperfeiçoamento em Educação do Campo – Práticas Pedagógicas” e 100 professores formadores do Programa Escola da Terra e Movimentos Sociais do Campo da rede municipal de Manaus que estarão cursando Especialização em Educação do Campo Ênfase em Práticas Pedagógicas.
Estará em debate a política de formação continuada da educação do campo, a socialização da experiência do curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo e a discussão sobre o curso de especialização em Educação do Campo voltado para os professores de Manaus.
“O Encontro é importante porque é um processo que expressa melhorias para a educação do campo. O relato de experiências significativas de vivência no campo, numa especificidade única, trazendo propostas para melhoria do processo, que de certa forma ao longo da história vem sendo alijada, tem uma expressiva importância. Debater uma política pública contextualizada em nossa realidade territorial é sempre importante para o anseio das comunidades amazônicas”, destacou a vice-diretora da Faced, Francisca Carvalho.
A coordenadora pedagógica do Curso, Heloisa Borges, disse que a formação de professores do interior melhora a qualidade do ensino. “A Escola da Terra é um programa nacional do MEC e nós da Ufam desenvolvemos um curso de aperfeiçoamento na formação de professores que atuam no campo. São professores que atuam em salas multiseriadas (sala de aula com alunos de várias séries) e damos a formação necessária de como trabalhar com tais alunos. Trabalhamos numa perspectiva do desenvolvimento sustentável pensando a formação do aluno com base em seu contexto social. São professores que ainda necessitam se qualificar. O curso busca aperfeiçoá-los para atender com qualidade esta parcelada da sociedade”, disse a coordenadora Heloisa Borges.