Propesp disponibiliza portal E-campus para os pós-graduandos

Pró-reitor da Propesp, professor Gilson MonteiroPró-reitor da Propesp, professor Gilson MonteiroOs estudantes de pós-graduação da Ufam já podem contar com o portal E-campus para o acesso a diversos serviços relacionados à vida acadêmica, antes disponíveis apenas para os alunos da graduação. A partir de agora os pós-graduandos podem acessar o portal, e usufruir de serviços como: matrícula e trancamento de disciplinas, trancamento da pós-graduação, emissão de declarações, histórico escolar, nada consta da biblioteca, entre outras opções.

A abertura do acesso ao E-campus para os discentes dos Programas de Pós-graduação (PPG´s) faz parte do projeto `Propesp Digital´, voltado para digitalização de todos os processos da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Segundo o pró-reitor, professor Gilson Vieira Monteiro, a Pró-reitoria on-line tem dois objetivos: diminuir o uso do papel, e trazer comodidade para o estudante. “Tudo que pudermos transformar em processo digital, vamos transformar para evitar o uso de papel. Quando o discente dispõe de um serviço on-line, ele deixa de vir para a Universidade, para a Pró-reitoria, reduzindo seu deslocamento”.

Outro ponto destacado pelo pró-reitor é que todos os documentos digitalizados pela Propesp têm como base a assinatura digital. Logo um diploma ou um requerimento, por exemplo, solicitado pelo E-campus, tem autenticidade.

Acesso ao E-campus

Todos os alunos devidamente matriculados nos programas de pós-graduação da Ufam podem acessar os serviços disponíveis no portal E-campus. A partir do número de matrícula, e demais documentos como CPF e data de nascimento, é gerada uma senha automática que dá acesso ao Portal.Servidores do DAV-Propesp. Da esquerda para direita, Mário Norberto, Elzimar Braga, professor Afonso Souza (diretor), e Daniel Campos.Servidores do DAV-Propesp. Da esquerda para direita, Mário Norberto, Elzimar Braga, professor Afonso Souza (diretor), e Daniel Campos.

A primeira fase do projeto é de implantação e teste do E-campus com os pós-graduandos. A Propesp fará reuniões com os coordenadores dos ppg´s para explicar o funcionamento do sistema, e posteriormente treinar os secretários dos programas para uso da ferramenta. “Tudo isso faz parte desta primeira fase, que são de testes.  A ideia é que no segundo semestre de 2016 tudo esteja funcionando perfeitamente”, disse o professor Gilson Monteiro.  

O projeto `Propesp Digital´ é coordenado pelo Departamento de Acompanhamento e Avaliação da Pós-graduação (DAV), e conta com a parceria do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ctic), Centro de Mídias Digitais da Ufam, Assessoria de Comunicação Social, e demais pró-reitorias.

Além da disponibilidade do E-campus para os alunos da pós-graduação, outras metas da Propesp são atualizar, até ao final deste ano, os sites da Pró-reitoria, dos programas de pós-graduação, e outros serviços acadêmicos. Essas ações também fazem parte do projeto `Propesp Digital´. 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable