Curso semipresencial combate retenção em Ciências Exatas e Tecnologia
Professora do CED Aliuandra Barroso ministra curso para professores da Ufam
O Centro de Educação a Distância (CED), órgão suplementar da Ufam, deu início nesta segunda-feira, 7, ao curso de Formação Docente para Oferta de Disciplinas Semipresenciais, destinado aos professores do curso de Matemática da Ufam, em razão do elevado número de retenção da disciplina cálculo 1, oferecido pelo curso de Matemática. A abertura do curso ocorreu no auditório Paulo Bürnheim e contou com a participação do pró-reitor adjunto da Proeg, Nelson Noronha, do diretor do Centro de Educação a Distância, Gabriel Arcanjo Santos de Albuquerque e do coordenador adjunto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Carlos Alberto Franco Tucci, que compuseram a mesa de abertura.
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Ufam solicitou ao Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) análise do número de estudantes em retenção em todos os cursos de graduação da Ufam. A disciplina calculo 1 foi a que mais apresentou números elevados de reprovação. Em razão destes números, foi criada uma comissão na Proeg para estudar possíveis soluções para diminuir este quadro. Uma das soluções encontradas pela comissão foi oferecer uma plataforma virtual para atender de maneira diferenciada estes estudantes em retenção.
“Acionamos o Centro de Educação a Distância para oferecer uma plataforma virtual para atender aos estudantes das áreas de Ciências Exatas e Tecnologia, da disciplina cálculo 1, oferecida pelo curso de Matemática, para solucionar o elevado número de alunos reprovados. Entramos em contato com o CED para analisar e compor uma nova resolução que pudesse normatizar a oferta de disciplina semipresencial no ensino de graduação, com o objetivo de diminuir a reprovação”, disse Nelson Noronha.
Em função da grande demanda de estudantes nesta situação, em torno de 700 estudantes (nos últimos três anos), o CED desenvolveu um curso de formação para os professores do curso de Matemática da Ufam, para ministrarem a disciplina cálculo 1 para os alunos do curso presencial, no modelo semipresencial. São 26 professores do curso de Matemática que estarão sendo treinados para disponibilizar o material didático da disciplina para estes alunos que se encontram em retenção. “Os professores do curso de Matemática estão iniciando esta formação para desenvolver um conhecimento de mediação por meio da tecnologia. Vamos trabalhar com a plataforma moodle que tem uma série de ferramentas que permite que o professor acesse o aluno, e este o professor, sem a presença física. Os personagens podem se encontrar e construir conhecimentos no espaço virtual. O curso de formação é para treinar os professores a utilizar as ferramentas e como mediar o conhecimento neste processo”, destacou a professora formadora do CED, Maria Ione Feitosa Dolzane.
Chefe do Departamento de Matemática, Henrique Reffert
O chefe do Departamento do curso de Matemática, Henrique Reffert Filho, ressaltou que o número de estudantes retidos em cálculo 1 é histórico. O curso de Matemática detém a maior reprovação de alunos na Universidade e a alternativa virtual é para reverter os números. “Existe uma retenção elevada de cinco disciplinas do curso. A de maior retenção na Universidade é cálculo 1. Infelizmente detemos a maior reprovação de todos os cursos da Ufam. Dispor a disciplina virtualmente é uma tentativa de alterar os elevados números. Cada vez a sociedade está inserida nas mídias virtuais. É uma experiência nova e nós acreditamos que será bem aceita pela comunidade discente. Será a única disciplina semipresencial da Ufam. Esperamos que o uso destas ferramentas sejam bem aceitas. A Matemática é uma disciplina com maior dificuldade de aprendizado, não só no nível superior, mas também no ensino básico, devido a seu caráter abstrato. A dificuldade de se levar ao concreto faz com que os números da reprovação sejam elevados. Acredito também que a baixa valorização dos profissionais do ensino básico interfere na qualidade do ensino da Matemática”, ressaltou o professor.