Aula inaugural do PPG-CIPET abordou 'Peixes da Amazônia'

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos (PPG-CIPET), iniciou um ciclo de palestras voltadas para mestrandos e doutorandos ingressos para o ano letivo 2016. A programação que integra a disciplina 'Seminários Integração I', apresentou nesta segunda-feira (7), no auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), a palestra 'Peixes da Amazônia', proferida pelo pesquisador do INPA, professor Efrem Ferreira. As palestras ocorrem até sexta-feira (11).

Além de pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), Efrem Ferreira, é professor do PPG-CIPET. De acordo com ele, a temática é bastante ampla e pode levar para muitas discussões. Para tanto, o professor dividiu em três momentos: o primeiro, sobre a Amazônia quanto a seus aspectos de formação e ambientação. No segundo, ele aborda sobre a diversidade de peixes e, finalmente, no terceiro momento, a importância da atividade pesqueira e as espécies mais consumidas na Região.

O pesquisador disse que a variedade de peixes na Amazônia é considerável, no entanto, o número estimado ainda não é preciso. Descritas formalmente, são pouco mais de 2 mil, entretanto, estudos estimam que varia entre 3 a 5 mil espécies. Apesar da enorme riqueza de espécies, 30 delas são responsáveis por 90% da pesca na Região.

Efrem Ferreira avalia positivamente as atividades desenvolvidas pelo Programa o que permitir maior interação entre professores e alunos, assim como a dos alunos junto a diferentes áreas de pesquisas que são tratados nos dois cursos. Por outro lado, essa prática receptiva irá possibilitá-los a ter noção do que poderão realizar enquanto pesquisador, disse.

Para a professora da disciplina Seminários Integração I, Maria Doris Escolbar, o objetivo é mostrar as linhas de pesquisa para que o aluno possa conhecer todas as áreas em ele poderá atuar e interagir. Nenhuma delas são independentes, todas são interdisciplinares. Com essas palestras, pesquisadores e professores irão conhecer melhor as formas de pesquisa dentro do Programa, comenta.

A doutorando do PPG-CIPET, Patrícia Castro Monteiro, a atividade desenvolvida voltada aos mestrandos e doutorandos é uma oportunidade para conhecer quem está participando do Programa? Quais são as áreas envolvidas? Isso é importante para haver a interação entre os alunos, finaliza Patrícia Monteiro.       

      

Sobre o PPG-CIPET 

Sob a coordenação da professora Dra. Kedma Cristine Yamamoto, o PPG-CIPET objetiva contribuir na formação de recursos humanos com alto nível de qualificação na área de "Uso Sustentável de Recursos Pesqueiros", com ênfase nas pescarias e nos peixes que habitam os ambientes tropicais de água doce.
Os formandos do Programa deverão ter capacidade para avaliar, diagnosticar, monitorar e valorar os recursos pesqueiros e os serviços ambientais, além de gerenciar e executar instrumentos de elaboração e de implementação de políticas públicas voltadas à administração de pescarias tropicais; atuando, ainda, nas áreas de produção de organismos aquáticos em cativeiro e no desenvolvimento e aprimoramento de tecnologia de beneficiamento de pescado.

Em especial, a massa crítica formada pelo Programa deverá ser capaz de produzir conhecimentos que conduzam ao desenvolvimento sustentável do setor pesqueiro, à conservação dos recursos e à manutenção da integridade dos ambientes aquáticos.

O Programa desenvolve pesquisas ligadas à temática ambiental direcionada aos recursos pesqueiros e ambientes aquáticos tropicais, preferencialmente, da Amazônia, com uma abordagem interdisciplinar envolvendo pesquisadores e instituições locais, nacionais e internacionais.

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable