AgroUfam pode se tornar um programa permanente de extensão

É o que garante uma das coordenadoras da AgroUfam, professora Jozane Lima Santiago que atribui positivamente à venda de produtos orgânicos junto a comunidade amazonense há pelo menos 2 anos. Nessa 23º edição, a Feira apresenta como tema a “Popularização da Ciência: Troca de Saberes” que acontece nos dias 3 e 4, nos blocos 1 e 2 da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Setor Sul, das 8h às 16h.

De acordo com a coordenadora, a AgroUfam o processo está tramitando na Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização (Proexti)  e que em breve a Feira passará de Projeto para Programa de Extensão Permanente. A Feira surgiu a partir do projeto Pró-Rural em que congrega pesquisadores, professores e estudantes que fazem o acompanhamento das associações.

A coordenadora comenta que a feira tem toda uma organização que nasceu a partir desse projeto, como por exemplo, a criação da associação de produtores. Segundo ela, depois que a feira completou dois anos, a coordenação resolveu entrar com processo para consolidar um evento que tradicionalmente vem mudando hábitos de saúde da população amazonense.

O nosso desejo é que a feira se consolide cada vez mais. A feira já é da Ufam. Acreditamos que ainda este ano teremos uma resposta da Proext, afirma a Jozane Santiago.

O produtor rural Carmozino Ribeiro da Comunidade da Cachoeira do Castanho, km 24 da Estrada Manuel Urbano (AM/10), no município de Iranduba (distante a 9 quilômetros da capital) disse que, com essa mudança, toda os produtores como os artesões expõem seus produtos na Feira terão benefícios. Com isso, será melhor para o consumidor adquirir produtos de qualidade, disse Carmozinho Ribeiro.

Para Hermes da Costa Neves, da Comunidade Azamor Pau Rosa, localizada no Km 21 da Estrada Manaus/Boa Vista (BR 174), analisa com muito otimismo a mudança. Segundo ele, isso resultará na continuidade das vendas de produtos orgânicos para as pessoas que querem ter uma alimentação saudável.           

Sobre a Feira AgroUfam

A feira AgroUfam é uma realização mensal do Núcleo de Socioeconomia (NUSEC/UFAM) e conta com a participação de organizações não governamentais, Unidades de Conservação, Empreendimentos de Economia Solidária de ensino. A feira recebe apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Secretaria Municipal de Abastecimento (Sempab) e da Fapeam, que financia o Programa Estratégico de Transferência de Tecnologias para o Setor Rural (PRORURAL). Os produtos comercializados têm origem orgânica, graças aos cursos oferecidos pelo NUSEC para os agricultores. 

A AgroUfam não é uma apenas uma feira convencional mas também um espaço sócio educativo que estimula o intercâmbio de conhecimentos e integração de saberes entre agricultores e comunidade acadêmica, além de estabelecer uma relação direta produtor-consumidor.https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable