UFAM discute 'mobilidade internacional' com Embaixador da França

Embaixador da França proferiu palestra na UfamEmbaixador da França proferiu palestra na Ufam

O embaixador da França no Brasil, Laurent Bili, proferiu palestra na Ufam, nesta manhã de sexta-feira, 26. O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Direito e teve a participação do pró-reitor de pesquisa da Ufam, Gilson Monteiro e do assessor de relações internacionais e interinstitucional da Ufam, Naziano Filizola, que compuseram a mesa de abertura da solenidade.

A visita do embaixador tem como objetivo intensificar a participação da Ufam nos programas de mobilidade internacional. Representantes das universidades e institutos franceses estiveram presentes em busca de novas possibilidades de cooperação com a Ufam. A palestra “Oportunidades de Cooperação Acadêmica e Científica na França", proferida pelo embaixador, expôs à comunidade acadêmica os programas que atendem as várias áreas do conhecimento e o interesse da França em ampliar os programas.

O pró-reitor de pesquisa, Gilson Monteiro, deu boas-vindas ao embaixador e sua comitiva e ressaltou a necessidade de preparar as universidades brasileiras para a internacionalização. “As universidades brasileiras não estão preparadas para a internacionalização. Precisamos melhorar a recepção aos estrangeiros em vários aspectos. Internacionalizar as universidades brasileiras pressupõe reciprocidade. Temos que retribuir o bom atendimento que recebemos quando vamos para as universidades estrangeiras. Precisamos investir neste processo”, disse o pró-reitor.

Assessor da ARII recepciona embaixadorAssessor da ARII recepciona embaixador

O assessor de relações internacionais e interinstitucionais da Ufam, Naziano Filizola, destacou que a França é o maior parceiro em cooperação com a Ufam. “A França é o nosso maior parceiro em cooperação. Tem o maior número de universidades e institutos, com os quais temos convênios assinados. A presença do embaixador é simbólica nesse sentido e abre a possibilidade de expansão para outras áreas em que ainda não temos parceria”, destacou o assessor Naziano Filizola.         

Após o evento, o embaixador e demais representantes das instituições de pesquisas da França, reuniram-se com os assessores da ARII e os coordenadores dos programas de pós-graduação da Ufam, para discutirem as principais linhas de ação para intensificar a participação da Universidade nos programas de cooperação existentes entre Brasil e França e buscar novas possibilidades.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable