Conferência com professor de Sevilha deu início ao Seminário e Colóquio Internacional do PPGH
O I Colóquio Internacional de Pesquisa em História e o III Seminário de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) tiveram início na noite da última terça-feira (23), com uma conferência inaugural realizada no Auditório Rio Negro, às 19h. O palestrante convidado foi o professor José Luís Caño Ortigosa, da Universidade de Sevilha, na Espanha.
Com o tema “El Gran Imperio Ibérico: nuevas perspectivas de investigación” (O Grande Império Ibérico: novas perspectivas de investigação), o professor José Luís Ortigosa explicou que a ideia da conferência é incentivar e motivar os alunos a seguirem a área de investigação. “É uma honra poder estar aqui, fico muito feliz de estar em Manaus pela primeira vez e estou surpreso de encontrar um auditório tão cheio”, explica.
Professor José Luís OrtigosaO coordenador do evento, professor Antônio Emílio Morga, destacou que os seminários do Programa de Pós-Graduação de História (PPGH) passam a ter uma nova configuração, com a simultaneidade do Colóquio. “Acredito que esse evento irá impulsionar a pesquisa e o ensino da instituição no âmbito da História”, disse. “Esperamos contar com a presença do professor José Luís não só como palestrante mas também como uma ponte para a universidade de origem. Assim vamos internacionalizar cada vez mais o PPGH”, concluiu.
A programação continua durante os dias 24, 25 e 26, com palestras com temas internacionais às 9h. Participarão das apresentações professores de História da UFAM e pesquisadores convidados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).