Faculdade de Direito abre inscrições para duas especializações

Ao todo são 160 vagas, e as inscrições encerram no dia 07 de março

Bloco de salas da Faculdade de Direito, setor norte da UfamBloco de salas da Faculdade de Direito, setor norte da UfamA Faculdade de Direito (FD) da Ufam está com inscrições abertas para dois cursos gratuitos presenciais de especialização lato sensu em Direito Processual Civil, e em Direito Público.

São oferecidas 80 vagas para cada curso, ambos com uma carga horária de 370 horas/aula, com duração de 18 meses. Os candidatos devem ter como requisito, curso superior na área do Direito. As inscrições ocorrem até 07 de março, e o edital está disponível no site da Pró-reitoria de Pesquisa de Pós-graduação (Propesp). Todos os documentos devem ser baixados. A prova escrita será aplicada no dia 11 de março. Já a aula inaugural, 01 de abril. 

Relevância social

Segundo o diretor da Faculdade de Direito, professor Sebastião Marcelice Gomes, os cursos de especialização da FD apresentam uma relevância social tanto para os alunos que irão cursar, quanto para Ufam. “A primeira relevância é de prestação de serviço à sociedade pela Faculdade de Direito, uma vez que ela oportuniza para egressos, dois cursos gratuitos que em nível de mercado são caros. Outra relevância é o espírito público dos professores da Faculdade porque além de desenvolverem o ensino, a pesquisa e a extensão diariamente, também se dispuseram a prestar essa carga horária extra de trabalho para as especializações, de forma voluntária”.Professores da Faculdade. Ao centro, diretor da FD, professor Sebastião Marcelice Professores da Faculdade. Ao centro, diretor da FD, professor Sebastião Marcelice

Ainda sobre as especializações, o coordenador da pós-graduação da FD, professor Adriano Fernandes Ferreira, diz que a inserção de um Processo Civil na pós-graduação se justifica “principalmente pela nova mudança do Código de Processo Civil que está sendo implementada. Logo vai entrar em vigência. Então a proposta é atualizar os profissionais da área do Direito Processual Civil sobre o Novo Código”.

Retomada da pós-graduação

A volta dos cursos de pós-graduação é vista como uma vitória para o corpo docente da Faculdade de Direito. Segundo a professora Marina das Graças Araújo, “as duas especializações reabrem a pós-graduação da FD com o grande mote que é a gratuidade”. 

Outro ponto destacado pela professora é a capacitação dos docentes da Faculdade para ministrar as especializações. “Os cursos serão ministrados por mestres e doutores em Direito da casa. Então hoje temos um corpo docente que realmente tem capacidade para oferecer aquilo que nós estamos oferecendo. São professores colaboradores da Ufam que se propuseram a dar de graça os cursos”, enfatiza Marina. 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable