AgroUfam fomenta agronegócios de produtos na 22ª edição
Depois de passar o mês de janeiro em Avaliação Anual, a Feira de Agricultura Familiar (AgroUfam) renova suas ações e facilita ao agricultor um bom negócio com produtos sem agrotóxicos. A AgroUfam acontece até sexta-feira (5), no Hall da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Setor Sul.
A coordenadora do Núcleo de Socioeconomia (Nusec), professora Therezinha Fraxe, explica que, durante o mês de janeiro, coordenadores e produtores realizaram uma avaliação anual que teve como pauta a produção de produtos sem agrotóxicos. Segundo ela, a partir dessa edição, a feira terá molde didático-pedagógico em que se possa desenvolver os três segmentos por meio do ensino, pesquisa e da extensão.
A professora Therezinha explica que a pausa promovida durante esse período permitiu o planejamento estratégico para as próximas edições da feira. Apesar da crise econômica que alastra o país, a UFAM mostra para a sociedade que é possível vencer a crise a partir da parceria entre conhecimento cientifico e tradicional, este último, originado dos agricultores.
“A felicidade estampada nos sorrisos dos expositores é justificada porque aqui é um lugar diferencial de venda. Aqui não é apenas uma feira. É um lugar onde os agricultores negociam seus produtos e também aprendem nas oficinas e cursos ofertados pela UFAM. É a melhor maneira de cultivar seus produtos”, ressaltou a professora.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (Negro), professora Albejameire de Castro, existe uma ala de produção agroecológica para apresentar aos demais expositores as vantagens de venda. E, segundo ela, existem também outras vantagens quanto ao preço desses produtos, que faz com os produtores possam ter sua própria renda.
A produtora da Comunidade São Francisco, do município do Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros de Manaus), Maria da Silva Soares, 58, disse que é positiva a exposição dos produtos na Feira. Segundo ela, os produtos são de origem orgânica, sem aplicação de agrotóxico, o que dá a ele um valor igual do produto convencional vendidos nas feiras de Manaus.
De acordo com a produtora, o resultado desse trabalho foi acompanhado pelos técnicos da UFAM que dão suporte ao cultivo de produtos a base de compostagem e de biofertilizantes. Isso garante produtos de boa qualidade aos clientes que visitam os estandes da feira. Como o senhor João Paulo Vieira de Oliveira, 51, que prefere "produtos de origem orgânica, conservados e bem colhidos". Características que o levam a visitar feiras de Manaus, e a AgroUfam é uma delas.
Marcelo Nakamura, cantor amazonense e egresso do curso de Ciências Sociais, faz a abertura da 22a edição AgroUfam 2016 disse estar satisfeito com as músicas apresentadas.
Sobre a Feira
Criada em 2013 pelo Núcleo de Socioeconomia (Nusec), vinculado à Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), sob a coordenação da professora Therezinha Fraxe, a AgroUfam realiza a comercialização de produtos oriundos de comunidades rurais que adotaram princípios agroecológicos graças aos cursos oferecidos pelo Núcleo para as populações tradicionais. A AgroUfam não é uma feira convencional, e sim um espaço educativo que estimula o intercâmbio de conhecimentos, e integração de saberes entre agricultores e comunidade acadêmica, além de estabelecer uma relação direta produtor-consumidor.
O evento é uma parceria do Nusec com a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).