Vencedores do XIV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais recebem homenagem
Reitora e vice-reitor entregam placa de homenagem a professores e alunos do ICETA homenagem da administração superior à equipe vencedora aconteceu na manhã desta sexta-feira, 29, no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara. A equipe que obteve o primeiro lugar na seção "Pôsteres e demonstrações" do Simpósio Brasileiro sobre fatores Humanos em Sistemas computacionais é composta pelos alunos de Sistemas de Informação da Ufam Ruddá Silva Beltrão Brito, Wagner Queiroz Júnior e pela aluna do Ifam, Martha Fernandes.
Os discentes foram orientados pelos professores Priscilla Fernandes e Bruno Bonifácio a desenvolveram um aplicativo em formato de jogo para o ensino de engenharia semiótica e interação humano-computador (IHC). A apresentação do aplicativo Macteaching concorreu com pesquisas de mestrado e doutorado ainda em desenvolvimento no evento que reúne os principais pesquisadores da área de Engenharia de software e interação Humano computador do país.
Os alunos receberam da Reitora da UFAM uma placa de homenagem pela realização. "Essa homenagem é uma oportunidade de a administração superior fazer um agradecimento público pela equipe ter trazido essa conquista para a UFAM. Eles tiveram a capacidade de se destacar em uma competição tão concorrida e estariam de parabéns mesmo sem prêmio algum, simplesmente por terem aceitado o desafio mas, conseguir efetivamente a premiação é motivo de orgulho para a UFAM, sem soberba, porque não trabalhamos por qualquer reconhecimento, mas quando ele vem é muito bem-vindo. A honra é nossa por termos professores e alunos tão comprometidos com a UFAM, com a sociedade", disse a reitora.
O vice-reitor também discursou congratulando a equipe vencedora. "Vocês foram capazes de competir com cursos mais antigos e conseguir uma distinção dessa natureza, que é prova inequívoca da nossa capacidade, da nossa competência e da nossa criatividade. Sabemos que ter uma boa ideia não basta, é preciso trabalhar muito. Então, eu os parabenizo por não se limitarem à ideia", discursou o vice-reitor.
Macteaching
Aluno Ruddá Silva, de Sistemas de Informação: "Feliz porque a UFAM toda veio festejar essa vitória!"Segundo o aluno Ruddá Silva, o Macteaching tem características inovadoras para enriquecer a experiência do aprendizado. "Ele é baseado em uma história desenvolvida por nossa equipe objetivando simular os conceitos da nossa área de uma forma lúdica", explicou. Ele também conta como foi a jornada até a vitória. "Tudo aconteceu muito rápido. Fizemos o aplicativo em pouco tempo, percebemos que tinha excelente qualidade e resolvemos inscrever o trabalho. Vendi um boi para arcar com as despesas que foram aparecendo porque acreditei que esse trabalho deveria ser compartilhado com mais pesquisadores. Agora trouxemos esse prêmio para a nossa Universidade e a UFAM toda veio festejar conosco essa vitória que é resultado do nosso esforço e do permanente incentivo dos nossos professores. Estou muito feliz", declarou o aluno.
Wagner Queiroz, outro membro da equipe, disse que todo esforço foi recompensado e que pretende participar de outros eventos da área. "Concorremos com pesquisas da graduação e de mestrandos e doutorandos também. Apesar de reconhecer a qualidade do nosso trabalho, não esperava ganhar, mas quando anunciaram o nosso primeiro lugar fiquei muito feliz e a felicidade ficou completa quando os professores do simpósio se mostraram interessados em usar o aplicativo desenvolvido por nós. Agora queremos participar de muitos outros eventos científicos e trocar experiências com os pesquisadores da área", declarou o aluno.
A diretora do ICET, professora Keyla Ramos, declarou que os alunos são motivo de orgulho para Itacoatiara. "Nós, professores, sabemos que é quando estamos ensinando que aprendemos mais. Ver pessoas como os professores Bruno e Priscilla, que se formaram na Ufam, no Icomp, e continuaram na Ufam, incentivando os alunos para obter conquistas tão significativas é motivo de muito orgulho. Parabenizo a equipe e à Ufam como um todo por reconhecer o empenho de seus docentes e discentes.