'Desafios da robótica para monitoramento da Floresta Amazônica' é tema de palestra

O Líder da Ciência para Robótica no Laboratório de Sistemas Autônomos da Organização de Pesquisa da Comunidade Científica e Industrial(Csiro), Alberto Elfes, ministrou uma palestra nesta segunda (25) na Escola Avançada de Sistemas Computacionais e Robóticos (Earth), que acontece até sexta-feira (29). O evento é uma realização do Instituto de Computação (Icomp) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

A rede de instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação do governo australiano Csiro aplica sistemas computacionais e robóticos para monitoramento de vários cenários, mas ainda não desenvolveu uma solução adequada para um ambiente como a floresta amazônica. A tarefa dos pesquisadores é buscar soluções para a alta umidade e temperatura, superfície instável, além da subida e descida do rio. “É um desafio que deixo pra vocês”, disse Alberto Elfes.

Elfes é brasileiro e antes de se juntar ao Csiro, trabalhou por mais de dez anos no laboratório de propulsão a jato (JPL) da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço(NASA) em Pasadena. Ele conhece o Amazonas, pois foi colaborador em duas missões do projeto Piatã, uma parceria entre a Petrobrás e o INPA.

O pesquisador mostrou vários projetos desenvolvidos pela CSIRO: robôs terrestres, aquáticos e aéreos, que monitoram ambientes diversos como cavernas, fundo do mar, minas subterrâneas, entre outros.

De acordo com o coordenador da Earth, professor Reginaldo Carvalho, um dos objetivos do Earth é fazer a troca de ideias e experiências. "Promover parceria com pesquisadores, transferência de know-how, conhecimento e desenvolvimento regional da Amazônia, dentro do viés tecnológico. Nosso maior desafio é a floresta”, enfatiza.   https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable