Ufam adere ao modelo de compra direta de passagens aéreas. Entenda como funciona

O processo foi iniciado há aproximadamente dois meses, e a primeira passagem adquirida através da Compra Direta na Universidade Federal do Amazonas ocorreu no dia 15 de janeiro de 2016. Todos os procedimentos seguidos pelo Setor de Passagens da Ufam já funcionam de acordo com o Guia de Orientação ao modelo de compra direta de passagens aéreas disponibilizado pelo Ministério do Planejamento (MP).

O modelo compreende o fornecimento de passagens diretamente pelas linhas aéreas regulares que fazem voos domésticos, eliminando a intermediação de Agências de Viagens e Turismo para a aquisição do serviço. Neste primeiro momento, somente as empresas credenciadas pelo Governo Federal estão no rol de possibilidades da Compra Direta, a saber: TAM, Gol e Azul.

As passagens são solicitadas para o transporte de servidores, empregados e colaboradores eventuais - em viagens a serviço - de órgãos e entidades da Administração Pública Federal. A Ufam, como unidade gestora, possui um Cartão de Pagamento do Governo Federal (CPGF), o instrumento para aquisição das passagens. O pagamento é efetivado eletronicamente, através do Banco do Brasil, o que facilita o controle dos gastos.

 

Vantagens

A medida visa a consolidar um modelo atento às demandas do mercado, no qual os órgãos da Administração Pública Federal possuem poder de compra capaz de gerar benefícios, racionalizar gastos e aprimorar a gestão dos contratos com base no padrão de Compra Direta.

Um Acordo Cooperativo de Desconto com as companhias aéreas garante aos órgãos beneficiários, como a Ufam, o acesso a tarifas com desconto e disponibilidade de assento, por até 72 horas, contadas do momento da efetivação da reserva. Essa garantia reduz as taxas de desembolso da Administração Pública diante de possíveis adversidades no processo de aprovação da viagem.

 

Solicitação e prazo

O setor responsável informa que a solicitação de passagens aéreas continua a ser realizada, internamente, através dos mesmos procedimentos; inclusive, os prazos continuam inalterados. O que mudou foi o modo como a Ufam adquire as passagens, ou seja, através de compra direta nas empresas credenciadas.

 

Dúvidas? Ligue para 3305-1486 (Setor de Passagens).

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable